Volta do recesso – 01/08/23

Volta do recesso
A Assembleia Legislativa do Paraná retoma as atividades em Plenário nesta terça-feira (1º), após o recesso parlamentar. Nesta terça-feira, a partir das 14h30, os deputados retomam a apreciação do projeto que trata sobre o Fundo Estadual de Defesa do Consumidor (Fecon), e entrarão em pauta outras cinco iniciativas.

Volta do recesso II
O Congresso retoma as atividades nesta terça-feira com foco na agenda econômica. A Câmara tem o projeto do arcabouço fiscal como um dos itens prioritários na pauta, já que a matéria sofreu alterações promovidas pelos senadores, enquanto a Casa presidida por Rodrigo Pacheco vai começar a analisar a PEC da reforma tributária, aprovada pelos deputados em julho.

Em recuperação
O deputado estadual Hussein Bakri (PSD), líder do governo na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), recupera-se em casa após cirurgia no quadril para implante de prótese. O procedimento foi realizado em um hospital de União da Vitória, na sexta-feira (28). O período de recuperação é de aproximadamente 15 dias.

Ministro do STJ
A disputa por uma cadeira de ministro do STJ está entrando na reta final e tem o Paraná numa posição de destaque. Ao todo, são três vagas em aberto, duas delas destinadas a desembargadores da Justiça Estadual e outra reservada à advocacia. Na corrida entre magistrados, o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) é aquele com mais postulantes: 10 desembargadores entre os 57 concorrentes em todo o país. A lista final dos indicados será entregue ao presidente Lula no dia 23 de agosto.

Há vagas!
As Agências do Trabalhador do Paraná começam a semana com a oferta de 14.542 vagas de emprego com carteira assinada no Estado. A maior parte é para auxiliar de linha de produção, na região de Cascavel. Os interessados em ocupar as vagas devem buscar orientações entrando em contato com a unidade de seu município.

Selo verde
Queijaria interior de Francisco Beltrão recebeu o selo verde neutro em carbono, emitido pela Abrarastro (Associação Brasileira de Rastreabilidade de Alimentos). O Sudoeste do Paraná é referência na produção de queijos artesanais de qualidade. Nove queijarias da região foram premiadas no concurso 1º Prêmio Queijos do Paraná.

1º do Paraná
O deputado estadual Reichembach (PSD), coordenador da Frente Parlamentar do Leite na Alep, destacou que o Paraná está entre os melhores produtores de queijo do Brasil. “Agora o Sudoeste tem o primeiro queijo do estado certificado como livre de carbono. Uma conquista valiosa, que agrega ainda mais valor ao produto e comprova a nossa preocupação permanente com o meio ambiente”, pontua Reichembach.

Avicultura
O Senar-PR está com edital aberto para contratação de instrutores para ministrar três capacitações na área de avicultura: manejo de frangos de corte, elétrica para aviários e manutenção preventiva de equipamentos de aviário. Paraná é o maior produtor e exportador de frangos do Brasil, em 2022 o Estado alcançou 2 bilhões de aves produzidas.

Inteligência artificial
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) realiza nesta semana a primeira audiência pública do semestre para tratar das implicações do uso da Inteligência Artificial (IA). Com o tema “Inteligência Artificial e os reflexos na educação e na empregabilidade”, o debate será nesta quarta-feira (2), a partir das 14h30. Haverá transmissão ao vivo pelo canal oficial da CMC, no YouTube, além do Facebook e do Twitter.

Dia dos pais
Sondagem feita pela Fecomércio PR e pelo Sebrae/PR, 53,9% dos paranaenses vão presentear os pais neste ano. Quem vai presentear este ano pretende gastar mais um tíquete médio de R$ 137,62. Roupas e calçados serão as principais escolhas, com 56% das menções.

Segundo turno
O censo de 2022 trouxe uma nova dinâmica eleitoral para José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, a possibilidade de segundo turno nas eleições de 2024. Cinco cidades do Paraná contam com mais de 200 mil eleitores. O novo cenário pode acirrar a corrida pela prefeitura e tornar a disputa bem mais trabalhosa.

Na mira
Ministros sem filiação partidária ou padrinhos políticos de peso entraram na mira das possíveis mudanças que podem ser feitas no governo para abrir espaço para o Centrão. Nomes técnicos, como a ministra da Gestão, Esther Dweck, e o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, viraram alvo após Lula sinalizar que não deve tirar Nísia Trindade da Saúde e nem Ana Moser do Esporte.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.