Região

Verê participa de Encontro Paranaense de Ouvidores do SUS

Na última semana, estiveram reunidos em Curitiba cerca de 500 ouvidores das 22 regionais de saúde, para participar do 1º Encontro Estadual de Ouvidores do SUS do Paraná.

Na última semana, estiveram reunidos em Curitiba cerca de 500 ouvidores das 22 regionais de saúde, para participar do 1º Encontro Estadual de Ouvidores do SUS do Paraná. O evento foi promovido pela Secretaria Estadual de Saúde. O objetivo do encontro foi reunir os profissionais das Ouvidorias do Paraná para discutir a qualidade dos serviços de saúde e o papel das ouvidorias perante a sociedade.

Na Secretaria de Saúde de Verê, o atendimento da ouvidoria acontece no setor administrativo, por meio da servidora Saionara Tibola, que avaliou encontro estadual. “Foi maravilhoso, muitas informações sobre como melhorar o atendimento em saúde, por meio do SUS”, relatou.

Com o objetivo de melhorar a gestão na saúde municipal, a Prefeitura de Verê, por meio da Secretaria de Saúde, está ampliando os canais de comunicação com a população. “Nas próximas semanas estaremos ampliando o serviço de ouvidoria na Secretaria de Saúde, colocando ‘caixas de sugestão e reclamação’ nas unidades de saúde”, afirmou Odair José França, secretário municipal de Saúde.

“Serão disponibilizados formulários para preenchimento e o cidadão decide se ele fará sua reclamação ou sugestão de forma anônima ou identificada. As caixas ficarão lacradas, e abertas uma vez por mês, na presença do secretário de Saúde, da profissional da ouvidoria no Município, da coordenadora de atenção básica e um representante do Conselho de Saúde, para que tudo o que for relatado nos formulários sejam analisados e resolvidos”, concluiu o secretário.

O telefone de contato da ouvidoria em Verê é o (46) 3535-1317.

O que é ouvidoria?

É um serviço aberto ao cidadão para escutar as reivindicações, as denúncias, as sugestões e elogios referentes aos diversos serviços disponíveis à população. O acesso a uma ouvidoria é permitido a qualquer cidadão. A ouvidoria deve ser acionada quando o cidadão não se sentir totalmente atendido, em seus direitos, por outros canais disponíveis às suas reivindicações.

Como funciona?

Os canais de acesso às ouvidorias estão abertos através de e-mail e telefone, ou mesmo pessoalmente, onde o cidadão expõe suas cobranças, com todos os detalhes, que permitam ao ouvidor encaminhar aos setores competentes e, junto com eles, seguir passo a passo o andamento do serviço e retornar ao solicitante a resolução do problema.

O ouvidor é a pessoa que atua como centralizador e facilitador das relações entre o cidadão e a gestão pública ou privada, recolhendo as informações precisas e acompanhando o andamento do serviço solicitado, contribuindo para a melhoria da gestão e, consequentemente, para a satisfação da população.