Saúde

Varicocele representa 40% das causas de infertilidade masculina

Condição diminui produção e quantidade de espermatozoides

Dentre as causas de infertilidade masculina, a varicocele é a principal. Esta condição provoca a dilatação das veias do plexo pampiniforme dos testículos, criando uma espécie de varizes. Ela é responsável por aproximadamente 40% das causas de infertilidade masculina e atinge cerca de 15% dos homens, segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde).

De acordo com Silvio Pires, urologista, a varicocele caracteriza-se pela dilatação das veias presentes no cordão espermático, estrutura que une os testículos ao corpo e que fica no interior da bolsa testicular. “O desenvolvimento desta doença ocorre quando válvulas defeituosas presentes no interior das veias permitem o refluxo de sangue durante manobras de esforço. Desta forma, o sangue circula lentamente, levando a um aumento de substâncias tóxicas e, consequentemente, à diminuição da produção, movimentação e funcionamento dos espermatozoides”, explica.

As primeiras manifestações da varicocele surgem entre os 15 e 25 anos e, como na maior parte dos casos trata-se de uma condição assintomática, é essencial fazer uma visita regular a um especialista para evitar problemas mais graves. “Alguns dos sintomas envolvem desconforto e dor local, aumento de tamanho, sensação de peso e piora desses sintomas com a prática de exercícios físicos. Com o tempo, a varicocele pode aumentar de tamanho e ficar mais visível. Em casos mais graves, pode ainda ocorrer hipotrofia testicular ou problemas de infertilidade”.

Paternidade

Nos casos em que o portador da doença desejar ser pai, alguns tratamentos podem ser realizados para correção da patologia, inclusive a intervenção cirúrgica. “A escolha vai se basear em fatores como o grau de alteração da produção de esperma e o tempo de subfertilidade, entre outros. Vale lembrar que os pacientes tratados cirurgicamente, mas que não tiveram melhoras nos parâmetros seminais, devem ser indicados para a reprodução assistida, seja a inseminação intrauterina ou a fertilização in vitro”, finaliza Pires. 

Sintomas de Varicocele

Homens com varicocele geralmente não manifestam sinais ou sintomas. Raramente há ocorrência de dor, que pode:

Variar de intensidade, sendo desde um leve desconforto a uma dor intensa;

Aumentar com a prática de exercícios físicos;

Piorar ao longo do dia;

Melhorar se o homem deitar de costas.

Com o tempo, varicoceles podem aumentar de tamanho e tornarem-se mais visíveis. Pode haver também atrofia testicular ou sinais de infertilidade.

Diagnóstico

O urologista iniciará o processo de diagnóstico com um exame físico da região escrotal, que poderá revelar sinais de varicocele. Se o exame físico for inconclusivo, o médico poderá pedir ao paciente que realize alguns exames específicos, como um ultrassom escrotal, por exemplo. Este teste, que utiliza ondas sonoras de alta frequência para criar imagens precisas das estruturas dentro do seu corpo, pode ser usado para eliminar possíveis outras causas para os sintomas.

Classificados