Pato Branco

UTFPR tem inscrições abertas para mestrado em matemática

A UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) – Campus Pato Branco oferece 20 vagas para o curso de Mestrado Profissional em Matemática – Profmat.
Sandro Bortoluzzi e Adilson Silveira visitaram o Diário do Sudoeste para falar sobre o Profmat

A UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) – Campus Pato Branco oferece 20 vagas para o curso de Mestrado Profissional em Matemática – Profmat. Os interessados devem prestar o ENA – Exame Nacional de Acesso – 2019, que desde o dia 1º de agosto, e seguindo até 17 de setembro, está com as inscrições abertas, e é a única forma de acesso a este curso de pós-graduação.

O PROFMAT é um mestrado semipresencial na área de Matemática com oferta nacional. Ou seja, uma parte das aulas é presencial, e outra parte com tutoria a distância. Sua duração máxima é de 36 meses e neste período o mestrando terá que integralizar os créditos obrigatórios e apresentar o TCC, ou seja, a Dissertação.

Sandro Bortoluzzi e Adilson Silveira visitaram o Diário do Sudoeste para falar sobre o Profmat

Conforme o coordenador do Profmat, Adilson da Silveira, a diferença entre o mestrado profissional do acadêmico é que este enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional.

“A exigência para o egresso é um diploma de graduação em qualquer área, mas ele é uma ótima pós-graduação para professores do Ensino Básico”, indica.

Isso porque sua missão estatuária é estimular a melhoria do ensino de Matemática em todos os níveis, atendendo professores em exercício, especialmente os de escolas públicas, que busquem o aprimoramento em sua função profissional, indo ao encontro do Plano Nacional de Educação, que coloca como objetivo no decênio 2011 – 2020 formar 50% dos professores da educação básica em nível de pós-graduação lato e stricto sensu e garantir a todos formação continuada em sua área de atuação.

Como todo programa de pós-graduação stricto sensu, tem a validade nacional do diploma condicionada ao reconhecimento prévio do curso (Parecer CNE/CES 0079/2002).

Prova

O Profmat é um programa gratuito, o único valor a ser pago é a taxa de inscrição para o ENA, de R$ 76.

O exame é feito em uma única prova, realizada no dia 20 de outubro de 2018, com duração de três horas para responder 30 questões de múltipla escolha que vão avaliar os conhecimentos numéricos, geométricos, de estatística e probabilidade, algébricos e algébricos/geométricos.

“Todos os candidatos que obtiverem 30% de acertos serão aprovados, e os 20 primeiros colocados ficarão com as vagas. Caso haja alguma desistência, o candidato seguinte será chamado, sempre por ordem de colocação”, diz o coordenador.

O resultado será divulgado até o dia 22 de novembro de 2018.

Conforme Sandro Bortoluzzi, diretor de Pesquisa e Pós-graduação da UTFPR, na última avaliação geral de qualidade o Profmat obteve nota máxima da CAPES.

“Convidamos todas as pessoas que tenham interesse a visitar a página da UTFPR – Pato Branco e também a página do Programa para que se inscrevam no ENA 2019 - Profmat. Estamos à disposição na Universidade para prestar outras informações”, finaliza o diretor.


 

Classificados