Região

Tudo pronto para Caminhada Internacional na Natureza de Palmas

Palmas receber no dia 8 de outubro, a primeira Caminhada Internacional na Natureza.
A Caminhada de Palmas visa colocar os participantes em contato direto com a natureza (Foto: Assessoria)

Já está tudo definido para Palmas receber, no dia 8 de outubro, a primeira Caminhada Internacional na Natureza. O anúncio é da diretora do Departamento de Turismo, Carine Ambrósio, em reunião na manhã desta segunda-feira (11), com diretores e representantes de entidades que participarão da atividade.

A Caminhada de Palmas vai colocar os participantes em contato direto com a natureza em dois diferentes percursos. O primeiro será na sede do Iapar (Instituto Agronômico do Paraná) e o segundo nas dependências da 15ª Companhia de Engenharia e Combate Mecanizada. Este último trecho foi denominado pela corporação como “Circuito a Soberana dos Campos de Palmas”.

A atividade em Palmas está credenciada pelo IVV (Federação Internacional dos Esportes Populares), informou Carine Ambrósio. No Brasil, a Confederação Brasileira de Esportes Populares, Caminhadas na Natureza e Inclusão Social (Anda Brasil) é responsável pelo credenciamento, organização e promoção dos circuitos de Caminhadas na Natureza.

Inscrições

As inscrições poderão ser feitas pela internet, tanto pelo site da Prefeitura de Palmas www.pmp.pr.gov.br, como também por meio do Ecobooking (www.ecobooking.com.br), além do ponto de atendimento da Prefeitura na praça central.

Os participantes, que quiserem, poderão doar um quilo de alimento não perecível, que será entregue à Assistência Social do município para ser distribuída aos que necessitam.

Na reunião, Carine Ambrósio informou aos presentes os objetivos do evento. “As caminhadas na natureza são realizadas em parceria com a Emater, IVV e Anda Brasil, e buscam promover a agricultura familiar melhorando a renda do pequeno produtor, ou seja, é voltada para as comunidades do interior”, disse.

A diretora explicou que em Palmas, devido às propriedades estarem localizadas distantes, optou-se por trazer o circuito para o perímetro urbano, mas sem deixar de ser uma caminhada na natureza. “Os dois caminhos terão muito a oferecer. No Iapar, os caminhantes poderão, além ver de perto a exuberante natureza, conhecer algumas variedades de frutíferas como pera e maçã e ainda várias araucárias”.

“Já na mata da 15ª Cia de Eng. e Comb. Mecanizada, a experiência de poder contemplar um pouco da história de Palmas, caminhando por estradas utilizadas pelos tropeiros e de ligação intermunicipal, ainda terão oportunidade de conhecer os campos de treinamento militar e apreciar a vasta vegetação que margeia o rio Caldeiras, um dos principais do município e que abastece os reservatórios de água da Sanepar, que distribui água potável à população”, frisou.

Após o encerramento da caminhada, terá apresentações artísticas e sorteio de brindes. Os presentes poderão fazer compras de produtos da Feira do Produtor, artesanato e cerveja artesanal.


Programação da Caminhada de Palmas:

Data: 8 de outubro de 2017

- Às 7h, será servido café colonial. Valor por adesão: R$ 10

- Às 7h45, abertura e alongamento

- Às 8h, largada da caminhada

- Às 11h30, almoço. Valor por adesão: R$ 20