Segurança

Toma posse a nova diretoria do Conseg

O Conselho Comunitário de Segurança de Pato Branco tem um novo formato de gestão com a participação da comunidade e membros de entidades
["Jos\u00e9 Cl\u00e1udio disse que o novo formato de gest\u00e3o tem por objetivo trabalhar junto \u00e0s for\u00e7as policiais, entidades e se aproximar da comunidade"] (Foto: Adenir Brocco)

A nova diretoria do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) gestão 2018/2020 tomou posse, na manhã de quinta-feira (25), em solenidade realizada no auditório da Associação Empresarial de Pato Branco (Acepb). O novo presidente é José Cláudio Pinto e Silva, que substitui Neri Farias.

Participaram da solenidade diretores da Acepb, o delegado-chefe da 5ª Subdivisão Policial (5ª SDP), Getúlio de Morais Vargas, o comandante do 3º BPM, tenente-coronel Robertinho da Luz Dolenga, além de representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Denarc, Samu e de várias entidades. O Conseg tem um novo formado de gestão, nos moldes do Conselho Comunitário de Segurança de Maringá, trazido pelo empresário e ex-presidente da Acepb, Luiz Antunes, que envolve integrantes de entidades e dos órgãos de segurança pública de Pato Branco. O Conseg, que também conta com a estrutura da Acepb, tem um novo símbolo, criado pelo policial rodoviário federal da reserva, Edison Luiz Outeiro, que faz parte da diretoria na Câmara Técnica Gestão de Pessoas e Recursos.

O novo presidente do Conseg, José Cláudio Pinto e Silva, destacou que o novo formato de gestão tem por objetivo planejar e trabalhar junto às forças policiais e trazer a comunidade mais próxima do envolvimento com o processo todo de segurança pública do município de Pato Branco. Ele elogiou o trabalho do 3º BPM, 5ªSDP e Denarc e disse que a preocupação é dar apoio e trabalhar junto com instituições, como as associações de bairros, Conselho da Mulher, Conselho Tutelar, Conselho do Idoso para que direcionem as suas demandas na área de segurança pública, além do trabalho de prevenção com a preocupação voltada para o futuro e o crescimento da cidade. “Um dos pilares do nosso trabalho será unir todos os conselhos para trabalhar de forma coesa, preparando de maneira melhor o grande futuro que nosso Município vai ter. Eu digo sempre a todos que a Constituição é muito clara no seu artigo 144, onde diz que a segurança pública é um dever do Estado, um direito de todos, mas também uma responsabilidade de cada cidadão”, afirmou.

José Cláudio acrescentou que o tráfico de drogas é uma preocupação e já vem sendo feito um trabalho de prevenção nas escolas. “O tráfico de drogas é, infelizmente, uma situação cada vez mais presente. Não é só o dano em si que a droga causa ao usuário, mas todo um processo de aumento da criminalidade, como furtos e roubos, que fomentam o recurso para que a droga possa circular dentro do município de Pato Branco”, completou.

Neri Farias, ao deixar a presidência do Conseg, disse que a nova forma de pensar o Conselho de Segurança, envolvendo mais a comunidade e entidades, era um anseio que tinham. “A gente abriu e a comunidade entendeu a necessidade de se envolver nessas causas. Agora com a nova diretoria assumindo, com ideias inovadoras, a gente estará junto com eles e com certeza bons frutos virão”, destacou.

Nova diretoria

Presidente: José Cláudio Pinto e Silva

Vice-presidente: Nilson Luiz Ascari

Suplente Conselho Fiscal: Ademar Spinello

Conselho Fiscal- Altemiro Cavalheiro

Câmara Técnica Segurança Patrimonial: Antonio Pedroso

Câmara Técnica Gestão de Pessoas e Recursos: Edison Luiz Outeiro

Diretora de Integração Institucional: Izabelle Ribas Amadori

Suplente Conselho Fiscal: Marcos Cesar Piovesani

Inteligência e Informação: Marilene D. Colla

Diretora de Finanças e Orçamentos/Câmara Técnica da Mulher: Meri Aparecida de Moraes

Câmara Técnica Políticas Sobre Drogas: Natan Bertol

Conselho Fiscal: Nelson Bertani

Câmara Técnica Criança e Adolescente: Neuzair de Jesus Sangaletti

Diretor de Documentação e Legislação: Ney Lyzandro Tabalipa

Diretor de Comunicação Social: Roberto Ivan Rossatti

Conselho Fiscal: Roberto Munhoz Machado

Suplente Conselho Fiscal: Vinicius Lachmann

Conselho Superior: Neri Farias

Classificados