Cultura

Soul Free Company se apresenta nesta sexta

Espetáculo de dança do Bronx ao Brooklyn aborda as origens do hip hop
Espetáculo conta com cerca de 45 bailarinos (Foto: Mainara Ludwig)

O grupo de dança Soul Free Company, de Pato Branco, fará a segunda apresentação do espetáculo do Bronx ao Brooklyn nesta sexta-feira (30), no Teatro Municipal Naura Rigon. O espetáculo, que estreou no Teatro Sesi, aborda as origens do movimento Hip Hop. A apresentação está marcada para as 19h30, e os ingressos custam R$ 10,00, e R$ 5,00 para beneficiários de meia entrada, e estão à venda com os integrantes da companhia.

De acordo com o material de divulgação do grupo, o espetáculo foi desenvolvido pelos bailarinos da Soul Free Company e por alunas de dança do Departamento de Cultura de Pato Branco. Cerca de 45 bailarinos de diferentes idades compõem a apresentação.  

Ainda segundo o grupo, o hip hop surgiu nos anos 1970, como um movimento cultural entre latino-americanos, jamaicanos e afro-americanos na cidade de Nova York, mas especificamente no sul do Bronx. “O que diferencia a dança hip hop de outros tipos de dança é o freestyle, e os seus dançarinos frequentemente estarem envolvidos em batalhas - competições de dança”, completa o material.

O grupo Soul Free Company foi criado em fevereiro de 2011 pelos professores e coreógrafos Debora Nepomuceno e Leomar Veiga, inicialmente batizado como Victus. Suas atividades começaram no Teatro Naura Rigon, e hoje conta com o apoio do Centro de Danças Studio A.

Atualmente o grupo conta com aproximadamente 35 bailarinos na faixa etária de 6 a 30 anos, divididos em três grupos: infantil, sênior e avançado, todos do município de Pato Branco. Nos últimos anos, o grupo de danças urbanas tem se dedicado a criação de vários espetáculos, desenvolvendo a dança com enfoque artístico e a construção do conhecimento.

Classificados