Vanilla

Sistema Fecomércio Sesc Senac/PR: uma história que completa sete décadas

As sete décadas serão comemoradas com a publicação de três livros, uma para cada instituição
Sede do Sistema Fecomércio/PR, em Curitiba (Foto: Assessoria)

O Sistema Fecomércio Sesc Senac PR completou 70 anos. Tudo começou com a instalação do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) no Paraná, em 7 de julho de 1947, a fim de elevar o nível técnico-profissional dos comerciários. No ano seguinte, em 10 de janeiro de 1948, o Serviço Social do Comércio (Sesc) também chegou ao estado, num esforço da iniciativa privada interessada em promover o bem-estar social e a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores que atuam na área do comércio e de seus familiares. Alguns dias depois, em 19 de janeiro, foi fundada a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), como entidade sindical patronal de grau superior, responsável pela administração regional do Sesc e do Senac no Estado. 

Neste tempo, a atividade terciária do Brasil mudou muito. As empresas se modernizaram, profissões deram lugar a outras, novos produtos e serviços foram criados, surgiram as compras virtuais, os consumidores se tornaram ainda mais exigentes. 

O Sistema Fecomércio Sesc Senac PR acompanhou essas mudanças e também se transformou ao longo desses 70 anos, sempre atuando em prol dos paranaenses. 

A representação legal do comércio é realizada pela Fecomércio PR, que tem hoje em sua base 63 sindicatos empresariais filiados e expressa a voz de mais de 500 mil empresas do comércio de bens, serviços e turismo, setor que corresponde a 63% do Produto Interno Bruto (PIB) paranaense e gera quase 3 milhões de empregos. Tem a função de representar o empresariado junto aos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, assim como perante a sociedade. 

Braço social do Sistema, o Sesc PR tem como missão “prover soluções para a qualidade de vida do comerciário e seus familiares, por meio da educação, assistência, cultura, saúde e lazer”. Essa incumbência é cumprida em seus 38 pontos de atendimentos distribuídos pelo estado, incluindo seis unidades móveis (BiblioSesc, OdontoSesc e Sesc Saúde Mulher).  

O Senac PR, por sua vez, oferece educação profissional de qualidade para milhares de trabalhadores. Com 36 Unidades de Educação Profissional e Tecnológica, além de quatro unidades móveis e cursos à distância, cumpre com a sua missão de “educar para o trabalho em atividades do comércio de bens, serviços e turismo”.

Premiação Guerreiro do Comércio, homenagem anual a empresários paranaenses que se destacam pela inovação e personalidades (Foto: Bruno Tadashi)


Sistema integrado
A atuação integrada das três casas que compõem o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR fortalece a promoção de serviços que beneficiam trabalhadores do comércio, empresários e a comunidade em geral. 

Essa união se intensificou a partir de 2004, quando o empresário Darci Piana assumiu a presidência da Fecomércio PR, implantando efetivamente o conceito de Sistema que hoje é referência nacional.

Darci Piana é reeleito 
O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, foi reconduzido ao cargo em eleição realizada em 11 de maio, na qual votaram os 63 sindicatos acreditados na Fecomércio PR. Piana conduzirá a instituição por mais quatro anos (2018- 2022) e dará continuidade aos projetos e ações do Sistema.

Darci Piana, presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR (Foto: Bruno Tadashi)

Expansão
O crescimento da população e o avanço da economia incentivaram o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR a investir, para que estivesse presente em um número cada vez maior de municípios do estado. A entidade possui um plano de expansão estratégica, levando novas unidades do Sesc e do Senac para várias regiões do Paraná, aumentando a capilaridade de suas ações. 

De 2007 até o momento foram inauguradas 28 novas unidades, sendo 18 do Senac e 10 do Sesc. E em breve as unidades do Sesc e do Senac em Rio Negro abrirão suas portas para a comunidade. Também foram instaladas outras cinco unidades em prédios alugados. Além disso, há outras sete obras em andamento. São o Sesc e o Senac levando mais qualidade de vida e educação para a população paranaense.

Unidade do Senac em Pato Branco, inaugurada em 2013 (Foto: Ivo Lima)

Livros
As sete décadas do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR serão comemoradas com o lançamento de três livros. As publicações, que fazem um relato da trajetória de cada instituição, serão distribuídas na Premiação Guerreiro do Comércio, em julho.

Senac, à frente do seu tempo
Nessas sete décadas o Senac criou novas matrizes pedagógicas e novos cursos. Frente às demandas geradas pelas novas descobertas da tecnologia, impôs sua capacidade de oferecer educação profissional também no ensino a distância. Na modalidade presencial, vem sendo igualmente bem-sucedido que chega a este ano de 2018 oferecendo cursos de ensino superior, por meio da Faculdade Senac.

O Senac PR tem honrado o compromisso de oferecer educação profissional de alto nível ao maior número de pessoas, oferecendo em cada certificado mais oportunidades e melhores condições de vida aos alunos que buscam sua inserção no mercado de trabalho. São mais de 70 anos dedicadas a preparar pessoas para o trabalho, com quase cinco milhões de certificados já emitidos.

Na região Sudoeste, o Senac está presente nos municípios de Pato Branco, Francisco Beltrão e Palmas. É responsável pela formação de trabalhadores, desde jovens aprendizes até os cursos técnicos nas mais diversas áreas, todas destinadas para o comércio de bens, serviços e turismo.

Os cursos na área de beleza se destacam nas unidades do Senac na região Sudoeste (Foto: Henry Milleo)

Com a inauguração das novas unidades do Senac em Pato Branco e Francisco Beltrão, em 2013, a capacidade de atendimento da região triplicou. Juntas, as duas unidades podem abrigar mais de 2.600 alunos por dia, atendendo a todos os requisitos pedagógicos contemporâneos em estruturas que aliam tecnologia à alta qualificação profissional.

Transformando vidas no Sudoeste
Para atender ao público da região Sudoeste do Paraná superior a 625 mil habitantes, proporcionar o acesso às ações da instituição voltadas para a informação e formação do ser humano, através da cultura, educação, esportes, lazer, saúde e ação social, o Sesc PR conta com três unidades, localizadas em Francisco Beltrão, Palmas e Pato Branco.

Desde 1991 na região, o Sesc PR tem desenvolvido ações voltadas para a informação e para a formação integral dos sudoestinos, promovendo o bem-estar social e estando presente na vida da família comerciária e de funcionários das empresas que atuam na área do comércio de bens, serviços e turismo.

Nas unidades localizadas no Sudoeste, o Sesc PR disponibiliza espaços como restaurantes, lanchonetes, academias de ginástica multifuncional, serviço de odontologia, turismo social, educação infantil, sala de Múltiplas Artes e de Leitura, Mesa Brasil, anfiteatros e espaços de convivência, onde o trabalhador do comércio e sua família encontram alimentação de qualidade e variedade de atrações culturais.

Atividade com alunos de escolas públicas de Pato Branco durante a Semana Literária & Feira do Livro (Foto: Assessoria) 

Anualmente, realiza campanhas de arrecadação de brinquedos e de agasalhos, atingindo recordes de solidariedade na região, ultrapassando, em 2017, no Sudoeste, 29 mil peças arrecadadas, 5.900 brinquedos e beneficiando 32 instituições cadastradas.

A atuação integrada das três casas que compõem o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR fortalece a promoção de serviços que beneficiam trabalhadores do comércio, empresários e a comunidade em geral, promovendo o desenvolvimento econômico e social do Paraná.