Pato Branco

Sinepe/PR realiza palestras sobre Educação em PB

O Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe/PR) promove nesta quarta-feira (14), das 18h às 22h, no auditório do 2º piso do Uno Shopping – Centro Comercial Tapajós, em Pato Branco, duas palestras sobre Educação.

As palestras serão ministradas pela professora Dalila Sutil Schiochet e pela mestre em Educação, Jane Patrícia Haddad, que falarão aos educadores e gestores da rede privada de ensino.

Segundo destacou Esther Cristina Pereira, presidente do Sinepe/PR, essa é uma oportunidade para que todos fiquem “mais próximos das escolas, observando as demandas em que podemos auxiliar e trazendo temas pertinentes à discussão com palestrantes de renome”.

Na oportunidade, a presidente também apresentará relatos sobre inclusão nas escolas. Outra presença marcante será a do presidente da Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep), Ademar Batista Pereira, que terá um encontro com os gestores para debater sobre as demandas da Federação.

Transtornos globais

A professora Dalila Sutil Schiochet foi avaliadora de alunos com deficiência auditiva, por dez anos, na Escola Municipal Rocha Pombo, de Pato Branco, onde iniciou a formação em Libras para todos os alunos.

Ela atuou também nas séries iniciais do Ensino Fundamental no município de Vitorino, por 25 anos, e vai abordar o tema “Síndromes dentro dos Transtornos Globais de Desenvolvimento”.

Dalila é graduada em Geografia e pós-graduada em Educação Infantil e Séries Iniciais e em Estudos Adicionais na Área de Educação Especial Deficiência Auditiva.

Transtornos Globais de Desenvolvimento é o termo utilizado para diagnosticar e atender alunos com síndromes e autismos dentro da educação inclusiva.

Educação inclusiva

Já a mestre em Educação, Jane Patrícia Haddad, falará sobre o tema “Todos juntos por uma educação inclusiva: Qual o próximo passo?”. Ela atuou por mais de 22 anos em escolas como professora, coordenadora pedagógica e diretora, além de ser conferencista. Participou de inúmeros eventos educacionais (nacionais e internacionais), é articulista das revistas Direcional Educador e Bis (do Sindicato das Escolas Particulares de Belo Horizonte), e ainda é autora de livros educacionais.