Região

Sempat se inicia nesta quinta-feira em Coronel Vivida

(Foto: Divulgação)

Em sua oitava edição, a Semana Municipal de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sempat) se inicia nesta quinta-feira (16), em Coronel Vivida. Neste ano, o evento tem como tema “Trabalho seguro, vida saudável”, o qual é realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Sanitária/Saúde do Trabalhador.

De acordo com os organizadores, a abertura oficial ocorrerá às 8h30, no Centro Cultural Professor Benedito Rakowski, onde será realizada toda a programação. Na ocasião, o público poderá conferir a palestra “Segurança do trabalho e benefícios da prevenção”, que será apresentada pelo engenheiro de segurança do trabalho, Neodimar Moterle.

O segundo evento dentro da programação, por sua vez, será na segunda-feira (21), às 8h, com a palestra “Norma Regulamentadora 32, serviços em saúde e o risco de acidentes biológicos”, com a enfermeira de epidemiologia, Adineia Gubert.

Na terça-feira (22), a palestra será sobre “Ergonomia e os benefícios da análise ergonômica do trabalho e ginástica laboral”, que será ministrada a partir das 8h30, por Mayara Tacca. Já na quarta-feira (23), a palestra terá como tema “Saúde psicológica do profissional da educação”, às 19h30, com um professor e especialista em Psicologia Educacional.

Ainda, dando sequência à programação, haverá outra palestra na quinta-feira (24), às 8h30, com o médico do trabalho, Delfinus Nunes, que apresentará sobre “Doenças relacionadas ao trabalho: como identificar e prevenir”.

Encerrando a 8ª Sempat, na sexta-feira (25), às 15h30, será apresentado, também no Centro Cultural, um show de stand up comedy, com Desidério Guampa e Mathias Dalpizzol.

A Sempat foi criada há oito anos, atendendo a Lei Municipal de autoria do então vereador e atual prefeito, Frank Ariel Schiavini. Assim como o próprio nome diz, a iniciativa surgiu tendo como finalidade prevenir os acidentes de trabalho no município, conscientizando aos cuidados necessários, tanto para os trabalhadores, quanto aos empresários.