Segurança

Segundo turno das Eleições terá segurança reforçada no Paraná

Neste domingo (28), a Polícia Militar estará com mais de 10 mil policiais militares e 1,7 mil viaturas atuando em todo o Paraná por conta do 2º turno das Eleições 2018. A operação inicia-se com a intensificação de policiamento neste sábado nas proximidades dos locais de votação e locais estratégicos dos municípios para garantir o direito ao voto. O policiamento busca preservar, ainda, a ordem e os direitos constitucionais nos 4.790 locais de votação e das 26.119 seções eleitorais do Estado. O esquema de segurança da PM foi divulgado durante coletiva de imprensa na manhã de sexta-feira (26) no Quartel do Comando-Geral, em Curitiba.

“Queremos que as pessoas tenham direito ao voto e possam votar com tranquilidade e segurança. Nosso papel é a garantia da ordem e da pacificidade, evitando qualquer ato que impeça o pleno exercício de cidadania e democracia. Aplicaremos ao máximo nosso efetivo e viaturas em todo o Estado do Paraná, interagindo com outros órgãos de segurança pública”, explicou o Chefe do Estado Maior da PM, coronel Antônio Zanatta.

A atuação da PM, juntamente com o Corpo de Bombeiros, será pautada pela ostensividade e inteligência, a fim de prevenir crimes e delitos eleitorais, como a arregimentação de voto (boca de urna), derramamento de santinhos e propaganda eleitoral irregular. O trabalho terá policiamento a pé e motorizado nos locais de votação, pontos estratégicos das cidades e locais de risco. Somente na Capital serão aplicadas 500 viaturas.

As ações serão coordenadas por meio dos seis Comandos Regionais de Polícia Militar (CRPMs), estabelecidos em todo o estado, que adequarão o policiamento de todos os batalhões de acordo com a realidade de segurança de cada região para garantir mais segurança aos eleitores na votação e a preservação da ordem para que as eleições transcorram pacificamente.

Classificados