Região

Saúde de Palmas realizou 127 testes gratuitos de HIV

Equipes que participaram do trabalho de coleta (Foto: Assessoria)

O Departamento de Saúde de Palmas realizou uma ação voltada para a prevenção do vírus do HIV. O ato, realizado na tarde da última sexta-feira (1), Dia Mundial de Mobilização contra o HIV, resultou na realização de 127 testes rápidos.

De acordo com o prefeito Dr. Kosmos Nicolaou, a campanha de 1º de dezembro tinha como meta dar maior visibilidade às questões do viver com HIV/aids e à importância do teste e do tratamento como prevenção. “Precisamos garantir o tratamento de quem adquiriu o vírus e alertar a população restante para os cuidados e prevenção”, disse.

A ação aconteceu no saguão do Pronto Atendimento Municipal (PAM). No local foi feita a coleta do material dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), para a realização de testes, sem custo e saber mais sobre o vírus.

Segundo a chefe da Vigilância Sanitário, Karine Tobera, vale lembrar que os testes são totalmente gratuitos e realizados por profissionais da saúde que garantem o sigilo absoluto das pessoas consultadas. “Disponibilizamos a toda população orientações sobre as doenças e os testes rápidos quando preciso”.

“A ação tinha a intenção de realizar os testes e orientar a população dos danos provocados à saúde pelo vírus. Também passamos orientações sobre as doenças sexualmente transmissíveis as (DST’s)”, finalizou o diretor de Saúde, Alex Constantini.