Região

Rede Municipal de Chopinzinho acompanha soltura de 2.000 alevinos

["A a\u00e7\u00e3o ocorreu junto ao rio do Meio "] (Foto: Assessoria)

A última terça-feira (20) foi um dia diferente para 30 alunos da Escola Municipal Tancredo Neves, de Chopinzinho. Eles puderam acompanhar, junto ao rio do Meio, a soltura de 2.000 alevinos das espécies Lambari e Jundiá.

A ação — alusiva ao Dia do Rio (24 de novembro) — aconteceu em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente e o Rotary Chopinzinho Iguaçu.

“Tivemos a feliz ideia de convidar as crianças para participarem deste momento. Estamos despertando nos alunos a consciência da preservação ambiental, dos rios e peixes”, conta o secretário de Agricultura, Idevaldo Peretti.

O prefeito, Álvaro Scolaro, complementa que: “Para eles, foi um dia especial, onde puderam acompanhar e colaborar na soltura dos alevinos, ter uma conversa sobre conscientização ambiental, e isto com certeza levam para casa e replicam com suas famílias”. Os alevinos utilizados foram disponibilizados pela Copel.

A iniciativa é importante para manter o nível de peixes no rio, preservando sua fauna. As espécies escolhidas são nativas e ocorrem naturalmente nos rios da região. Cerca de 70% dos animais vão chegar à vida adulta.

“É uma satisfação imensa podermos, juntos com os parceiros, trazer esta oportunidade para as crianças entenderem o repovoamento dos peixes nos rios, cuidados ambientais, trazendo desde cedo para as gerações esta vontade de perpetuar nosso mundo”, afirma Jaidson Peretti, membro do Rotary e presente no local.

Classificados