Esportes

Quebra Freio promove ações para a Semana do Ciclista

Programação da Semana do Ciclista inicia na segunda-feira (Foto: Arquivo DS)

De 13 a 19 de agosto, Pato Branco terá a Semana do Ciclista, para tanto, o Quebra Freio Bike Clube e parceiros estão promovendo ações de conscientização, inclusão e noções de primeiros socorros, além da atividade social, que neste ano, os integrantes do grupo farão doação de sangue.

Segundo Fernando Zanotto, presidente do Quebra Freio, a programação atende necessidades que os ciclistas do grupo observaram no cotidiano das atividades.

Já na segunda-feira (13), o grupo está organizando palestra no auditório do Largo da Liberdade, aberta a toda a comunidade. Nela serão abordados temas como legislação de trânsito, segurança do ciclista e primeiros socorros.

As atividades da Semana do Ciclista serão encerradas no domingo (19), com pedalada para incentivar adeptos da bicicleta. “Vai ser um circuito diferente do que fizemos no Pedal da Integração, neste vamos percorrer algumas ruas, estimulando famílias a participar”, explica Zanotto, falando em criar rotinas de ciclismo e enfatizando que nesta programação não será inserido trajeto em rodovia.

Ciclismo

Zanotto avalia que os motivos que levam as pessoas a pedalar são os mais variados. “Tem pessoas que usam a bicicleta como meio de transporte para ir ao trabalho, nos últimos anos houve um aumento de pessoas que tem o ciclismo como esporte, seja pela saúde ou pelo bem-estar”, disse falando que não tem como precisar um número exato de quantos são os ciclistas de Pato Branco.

Zanotto estima que, cerca de 2 mil pessoas, se enquadram como ciclistas por lazer. “Queremos que a população não veja o Quebra Freio como uma barreira, por não saber como fazer parte”, comenta o presidente.

De acordo com ele, será feita ação com as bicicletarias, órgãos de segurança e Secretaria de Esportes para que, ao mesmo tempo, que as pessoas sejam instruídas quanto à modalidade, estimulem ainda mais a prática. Ele também destaca que futuramente o grupo, deve intensificar atividades para a instalação de ciclovias no Município.

Classificados