Pato Branco

Projeto promove recolhimento de materiais recicláveis

["Tampas pl\u00e1sticas, esponjas e material de escrita podem ser entregues nas empresas parceiras"] (Foto: Helmuth Kühl/Diário do Sudoeste)

Está sendo realizado em Pato Branco um projeto de recolhimento de materiais recicláveis, que além de promover a conscientização ambiental também contribui para entidades do município. É o Patinho Verde, iniciativa de Ana Barba e Marina Penso, administradoras, respectivamente, dos perfis @patobranco_pr e @bioconscientepr na rede social Instagram.

A iniciativa distribuiu caixas de coleta em empresas parceiras, onde a comunidade pode entregar tampas plásticas, buchas sintéticas (esponjas) e materiais de escrita/escolar. De acordo com Ana, podem ser entregues buchas sintéticas de limpeza usadas para lavar louças, veículos, de banho, de rodos, e similares, independente do modelo e da marca. Já os materiais de escritas são canetas esferográficas usadas, canetões, marca-texto, giz de cera, borrachas, apontadores, lápis (grafite), lápis colorido, lapiseiras, canetas, borrachas e apontadores, de qualquer cor, tamanho e marca.

O material arrecadado é recolhido pelas voluntárias, e enviado a empresa TerraCycle (www.terracycle.com), especializada em manufatura de materiais de difícil reciclagem, que credita valores em dinheiro diretamente à entidade cadastrada na iniciativa, que é em Pato Branco é a ONG Viralize Sorrisos. Segundo Ana, a entidade realiza iniciativas sociais como recolhimento de alimentos para famílias em vulnerabilidade social.

A Apae de Pato Branco também é beneficiada pelo projeto. Porém, a própria escola encaminha as tampas plásticas coletadas pela campanha para venda. A prestação de contas do projeto deverá ser feita mensalmente no perfil @bioconscientepr.

As empresas parceiras que contam com postos de coleta são a Oxygen Fitness; Veterinários com Amor; Papelaria Stampa (apenas materiais de escrita/escolar); Manfroi Supermercados; UTFPR; Paraná Plásticos e Eco-Ar, com aplicação no Colégio Estadual Cristo Rei, Colégio Estadual de Pato Branco e Colégio Estadual São João Bosco.
Segundo Ana, o projeto se alinha com iniciativas de logística reversa promovidas pelas empresas Scotch Brite, fabricante de buchas sintéticas, e Faber Castell, fabricantes de material de escrita e escolar.

A campanha funciona em caráter permanente, e a intenção das organizadoras é ampliar o número de entidades beneficiadas e a diversidade de material recolhido. Para o médio e longo prazo, o projeto prevê a realização de palestras em escolas sobre a importância da conscientização ambiental, consumo minimalista e reciclagem; criação de apostilas e folhetos sobre conscientização; e ações de plantio de árvores em conjunto com escolas.

As empresas e voluntários interessados em contribuir com o projeto devem entrar em contato via mensagem para os perfis @patobranco_pr e @bioconscientepr no Instagram.

Classificados