Região

Projeto incentiva hortas orgânicas em Francisco Beltrão

Demonstração de compostagem com o aproveitamento de matéria orgânica, em Francisco Beltrão (Foto: Assessoria)

Na segunda-feira (14), aconteceu uma demonstração de compostagem com o aproveitamento de matéria orgânica, em Francisco Beltrão. A engenheira agrônoma da prefeitura, Barbara Cella, realizou a prática demonstrativa que reuniu representantes de várias entidades que fazem parte da Secretaria Municipal de Assistência Social.

A iniciativa é uma parceria da secretaria com o Departamento de Agropecuária e objetiva utilizar esta compostagem como adubos nas hortas dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do Centro e da Cidade Norte, Casa Abrigo, Casa de Passagem, Escola Oficina e Formando Cidadão.

Segundo a coordenadora da secretaria de Assistência Social, Flávia Bedin Tognon, a pasta possui unidades que fornecem refeições, como Casa de Passagem, Casa Abrigo, Escola Oficina e o Programa Formando Cidadão, que funciona junto à Polícia Militar.

“Algumas unidades já possuem o cultivo de hortaliças e os demais pretendem fazer sua horta. Por este motivo firmamos esta parceria. As orientações técnicas visam aperfeiçoar a produção de hortaliças e complementar a alimentação servida com produtos sem o uso de agrotóxicos”, comenta.

Segundo ela, as hortas serão utilizadas para fins pedagógicos a partir de um planejamento e monitoramento dos profissionais. Além disso, será possível fazer a destinação dos resíduos produzidos em cada instituição.

Classificados