Pato Branco

Programa de pós-graduação em agronomia está com inscrições abertas

Inscrições para o programa de agronomia seguem até outubro (Foto: Frame)

O Programa de Pós-graduação em Agronomia (PPGAG) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), deu início na segunda-feira (10) as inscrições para o programa de mestrado para a turma de 2019. Os cadastros devem ser feitos no site da universidade até outubro.

O coordenador do programa, professor Moeses Andrigo Danner lembra que este mestrado é o que há mais tempo é ofertado pela universidade, estando em sua décima primeira oferta. Ele também aponta que desde 2012 o programa dispõe também de doutorado em agronomia.

Para o programa são ofertadas 35 vagas, que serão divididas pelas cinco linhas de pesquisa entre as áreas de concentração de estudo (produção vegetal e solos e sistemas integrados de produção).

Moeses explica que mesmo sendo um programa de agronomia, historicamente ele é aberto para áreas afins devido as linhas de pesquisa. “Profissionais de áreas que possuem uma ligação muito forte com a agricultura [zootecnia, biologia, engenharia florestal e geografia], podem fazer o mestrado ou até o doutorado neste programa”, afirma, pontuando que ao todo já forma formados 170 mestres e 35 doutores.

Para o diretor de Pesquisa e Pós-graduação da UTFPR, campus Pato Branco, Sandro Bortoluzzi, “o programa de agronomia (mestrado e doutorado), têm uma contribuição fundamental para região”, elencando que é o mais antigo da região e a sua contribuição com as características regionais, que são voltadas a agricultura.

Bortoluzzi comenta ainda que, além dos professores do campus de Pato Branco, atuam neste programa professores de Dois Vizinhos, o que contribuiu para ser o programa com maior número de professores envolvidos, ao mesmo tempo, que tem uma ampla variedade de pesquisas estabelecidas.

 


 

Classificados