Pato Branco

Procon comemora Dia do Consumidor com plataforma para atendimento on-line

A plataforma consumidor.gov.br está disponível no site e no aplicativo para celular

Nesta sexta-feira (15) é comemorado o Dia Internacional do Consumidor, e para celebrar a data o Procon está divulgando a nova plataforma de atendimento, onde o consumidor pode fazer as reclamações, sem precisar se dirigir até as unidades físicas do órgão.

A dirigente do Procon de Pato Branco, Alessandra Botelho Elias dos Santos, contou que a plataforma de atendimento on-line é utilizada através do site consumidor.gov.br, desenvolvido pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, que também está engajada nessa campanha. A ferramenta também pode ser utilizada através de um aplicativo (App) para smartphones, que precisa ser baixado nos aparelhos celulares.

A plataforma é monitorada em conjunto com os Procons, Defensorias Públicas, Ministérios Públicos, Agências Reguladoras, entre outros órgãos públicos, e também por toda a sociedade.

A Senacon é a responsável pela gestão, disponibilização e manutenção da plataforma, bem como pela articulação com demais órgãos e entidades do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor que, por meio de cooperação técnica, apoiam e atuam na gestão operacional do serviço e também na análise estratégica de sua base de dados.

Reclamações

As reclamações registradas no consumidor.gov.br são acompanhadas de forma coletiva, pois o foco desse monitoramento é aprimorar as políticas de defesa dos consumidores que possam beneficiar toda a sociedade. A plataforma foi institucionalizada pelo Decreto nº 8.573, de 19 de novembro de 2015.

Alessandra explicou que neste dia 15, os Procons estaduais e municipais atenderão a população, ensinando os consumidores a baixar o aplicativo e registrar suas reclamações. “É muito simples e fácil, logo, acessível a todos. O Procon de Pato Branco está sempre disponível para auxiliar. Caso o consumidor não consiga efetuar seu cadastro, basta entrar em contato”, frisou.

O que é a plataforma consumidor.gov.br?

Alessandra explicou que o consumidor.gov.br propõe a prestação de um serviço público, gratuito e que visa a resolução alternativa de conflitos de consumo, pela internet.

O foco da plataforma é promover a comunicação direta entre consumidores e fornecedores de produtos e serviços de consumo. A participação das empresas é voluntária e só é permitida àquelas que aderem formalmente ao serviço, mediante assinatura de termo, no qual se comprometem a conhecer, analisar e investir todos os esforços disponíveis para a solução dos problemas apresentados. “Importante pontuar que os índices de solução na plataforma ultrapassam 80%”, enfatizou.

As reclamações registradas alimentam uma base de dados qualificada, que permite o monitoramento da efetividade desses canais das empresas e oferece insumos para o seu aprimoramento. “Portanto o consumidor colabora muito com isso, reclamando nos órgãos de proteção de seus direitos”, destacou.

De acordo com Alessandra, que participa da ação, a palavra final é sempre do consumidor, pois, após a resposta do fornecedor, o reclamante tem a possibilidade de avaliar se a reclamação foi resolvida ou não, atribuir uma nota de satisfação e um comentário final. “Além disso, facilita muito para aquele consumidor que não tem tempo disponível para se dirigir até o órgão. A praticidade e a margem de solução dos problemas é o que mais valoriza essa plataforma”, completou.

 

 

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