Região

Prefeitura de Chopinzinho realiza carnaval de rua

Esta será a primeira edição do “Chopin Folia” em Chopinzinho (Foto: Divulgação)

Há alguns anos, o município de Chopinzinho realizava tradicionalmente eventos alusivos ao Carnaval, com a participação de vários blocos organizados, os quais faziam festa durante três dias e três noites. Eles começavam a festa na avenida e seguiam até o antigo Clube 29.

“Entretanto, com o passar do tempo, o clube foi desativado, por falta de investimento da estrutura. Dessa forma, também o Carnaval perdeu o incentivo, ficando sem um local para a sua realização, e, infelizmente, a tradição acabou sendo esquecida”, relata Karin Cristina Pontel Gnoatto, diretora do Departamento de Turismo de Chopinzinho.

Ela, que mora no município há dez anos, já ouviu de amigos várias histórias divertidas sobre os carnavais de antigamente em Chopinzinho, de como a população se organizava, e como as festas eram bonitas. “Percebi, com os relatos, que as gerações mais novas não participaram dessa festa, apenas vendo Carnaval pela televisão, ou vivendo essa festa tradicional brasileira em outros estados ou municípios”.

Com isso, a Administração Municipal resolveu resgatar essa história e realizará no dia 10 de fevereiro a primeira edição do “Chopin Folia”. De acordo com Karin, a ideia é promover um momento de descontração para a população, de uma forma simples.

Ao mesmo tempo, incentivar para que os munícipes fiquem em Chopinzinho nesse feriado e que convidem outras pessoas a participar da festa, despertando assim “o sentido de valorização da cultura local, chamando as pessoas para ‘turistarem’ no município”, justificou a diretora, explicando que a festa ocorrerá apenas na Rua do Lazer, sem utilizar clube ou outro espaço, com início às 16h e seguindo até a 0h30 de domingo, 11 de fevereiro.

Atrações

Toda a população é convidada a participar da festa. Desde crianças até idosos. O único requisito é que os participantes gostem de festa animada, sendo que a Prefeitura promete um evento bastante organizado e familiar.

Conforme Karin, o “Chopin Folia” está sendo realizado em uma parceria entre a Secretaria de Educação; o Departamento de Cultura; a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia; e o Departamento de Turismo.

“Além disso, temos várias empresas parceiras, que acharam muito positiva a iniciativa da realização do evento, e acabaram doando a premiação para os blocos”, destacou.

Na ocasião, haverá apresentação dos blocos; banda com carreta palco; além de uma empresa especializada em animação infantil, a qual fará apresentação da “Patrulha Canina” e da “Peppa Pig” para as crianças. No início da tarde, o carnaval será direcionado às crianças, com essas atrações infantis. Em seguida, haverá a apresentação dos blocos da melhor idade e, depois, os blocos livres.

“Convidamos toda a população para participar e montar seus respectivos blocos. As inscrições, que são gratuitas, deverão ser feitas no Departamento de Turismo, a partir desta sexta-feira (12), e também por meio do site da Prefeitura. Para participar com os blocos e concorrer à premiação, o mínimo para cada bloco é 20 componentes, sem número limite”, explicou Karin.

A diretora de Turismo lembra que os blocos inscritos terão um tema para desenvolver durante a apresentação: “8 Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM’s), proposto pela Organização das Nações Unidas”, os quais o Brasil se comprometeu a seguir.

A ideia, segundo ela, é que o concurso dos blocos não só gere animação ao evento, como também tenha uma temática de relevância social e de conscientização. Cada bloco poderá escolher um dos 8 objetivos e utilizar da forma que achar mais criativa para a apresentação.

Quanto à premiação, Karin disse que o primeiro e o segundo lugares receberão premiação simbólica, com valores em dinheiro. O concurso não será dividido por categoria e os blocos serão julgados nos seguintes critérios: Originalidade (alegorias e/ou fantasias que remetam ao tema da ODM’s); Conjunto (uniformidade com que o bloco se apresenta e organização do bloco antes, durante e após o desfile); Número de participantes (número de pessoas identificadas com a marca do bloco); e Pontualidade (cumprimento de horário determinado pela organização).

“A expectativa é muito positiva. Isso porque a população está bem animada para o evento, inclusive elogiando muito a iniciativa. Esperamos receber na rua entre 3 e 4 mil foliões”.

O período de inscrições segue até o dia 29 de janeiro, sendo que o horário de atendimento é das 13h às 16h, de segunda a sexta-feira, junto ao Departamento de Turismo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (46) 3242-3828.