Pato Branco

Petrycoski receberá Ordem do Mérito Cultural da República da Polônia

O empresário receberá a condecoração nesta sexta-feira (9), na sede da Sociedade Józef Pitsudski, em Curitiba (Foto: Assessoria)

O empresário Cláudio Petrycoski receberá nesta sexta-feira (9), às 19h30, na sede da Sociedade Józef Pitsudski, em Curitiba, a “Ordem do Mérito Cultural da República da Polônia”. A Ordem é concedida pelo Ministro da Cultura e do Patrimônio Nacional da República da Polônia, Piortr Glinski, por ações em prol da comunidade polonesa no Brasil e da difusão e promoção de cultura polonesa.

Segundo o cônsul geral da Polônia no Paraná, Marek Makowski, o homenageado tem uma história de incentivo ao intercâmbio cultural Brasil x Polônia com apoio e participação em diversas iniciativas. Entre elas, o “Almoço de Integração” realizado em agosto, no Campus da Indústria, em Curitiba, pelo Sistema Federação Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

A iniciativa liderada por Cláudio Petrycoski tende a resultar na aproximação cultural e econômica do Brasil com a Polônia, especialmente no Paraná. No país estima-se a existência de quase 5 milhões de descendentes de polacos, sendo a terceira maior população de ascendência polonesa no mundo, ficando atrás apenas de Estados Unidos e Alemanha.

“Existem alternativas para a aproximação diplomática, cultural e econômica e estamos satisfeitos em incentivar esta prática”, destacou Cláudio Petrycoski, que também é descendente de polonês.

 

 

Classificados