Paraná

Pequenas empresas do setor de turismo são reconhecidas

Os premiados com os representantes das entidades promotoras do Selo (Foto: Régis Santos/Inove)

Em clima de conquista, empresários e gestores do Programa Selo de Turismo do Paraná concluíram o ciclo de consultorias e orientações em cerimônia realizada na última sexta-feira (15), na sede do Sebrae/PR de Curitiba. Ao todo, 118 empresários de meios de hospedagem e gastronomia de interesse turístico receberam 121 selos do programa, coordenado pelo Sebrae/PR, que atesta que seus empreendimentos estão em conformidade com os critérios de qualidade estabelecidos pelas entidades promotoras do Programa.

Empresários de diversas regiões do Paraná estiveram presentes em Curitiba para a entrega do Selo. Representantes do Comitê Gestor formado pelas instituições Sebrae/PR, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná (ABIH-PR), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel-PR), Federação de Convention & Visitors Bureau do Estado do Paraná (FCVB-PR), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), Paraná Turismo e Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) fizeram a entrega para os participantes que atingiram o percentual de 80% nas análises de conformidade e troféus para os empresários que atingiram os índices mais altos.

O diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, enfatizou a importância dos empresários que receberam o selo, pelo qual dedicaram e fazem a diferença na economia do Paraná. “Temos que celebrar o trabalho dos empresários do turismo na conquista do Selo e a dedicação de todos, desde o processo de diagnóstico até a promoção de acesso a mercados. Indicadores levantados durante a aplicação da metodologia apontam que, em 2017 e 2018, houve aumentos médios de 27% na carteira de clientes e 22% de faturamento entre as participantes do Programa em todo Paraná”, analisou Tioqueta.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR e vice-governador do Paraná, Darci Piana, pontuou o esforço que o Governo do Estado está disposto a fazer para melhorar o turismo e o potencial turístico da região. “Do montante que o Governo do Paraná vai investir em mídia, 35% serão dedicados ao turismo. Temos que trabalhar muito para vender nosso Estado, primeiro para os paranaenses e depois para o país afora. Precisamos mostrar que podemos receber tão bem quanto os melhores destinos do mundo”, avaliou.

João Jacob Mehl, diretor-presidente da PR Turismo, lembrou a excelente participação de Curitiba na Copa do Mundo de 2014 ao receber pessoas do mundo todo. “O turismo depende diretamente dessa formação que todos aqui tiveram. Isso é fruto do Sebrae e da vontade de vocês de querer aprender e melhorar a qualidade do serviço. A qualificação da mão de obra é o sucesso do Turismo. Sem receptivo perfeito, não há sucesso e isso o Sebrae faz de melhor”, destacou.

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