Pato Branco

Pato Branco recebe Ciclo de Capacitação para Cidadania

Ciclo realizado pela Uvepar, Iprade, Alep e TRE já promoveu seis encontros no Paraná (Foto: Divulgação)

Será realizado nesta sexta-feira (17), em Pato Branco, o Ciclo de Capacitação para Cidadania, evento promovido pela União de Câmaras, Vereadores, e Gestores Públicos do Paraná (Uvepar) e Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (Iprade), em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), e da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), por meio da Escola do Legislativo.

O evento será realizado na Câmara de Vereadores, e terá uma série de painéis a respeito da atuação do poder público, da legislação eleitoral, gestão pública, elaboração de leis e outros temas considerados relevantes pelos organizadores para o desenvolvimento da cidadania e da democracia.

As inscrições são gratuitas no site da Uvepar (uvepar.com.br/site/caravana/12290), mediante a entrega de um quilo de alimento não perecível no momento do credenciamento no local da capacitação.

O público alvo são gestores públicos, profissionais e estudantes de Direito, mas a participação é aberta para toda a comunidade, explica Heber Sutili, representante da Uvepar e do Iprade em Pato Branco.
Este será o sétimo ciclo realizado no Paraná, e pelo menos outros seis deverão ser promovidos nos próximos meses. Em Pato Branco, a programação começa às 8h e se estende até as 18h horas.

No cronograma estão, o painel sobre a reforma eleitoral e as perspectivas jurídicas para as eleições de 2020, ministrado por Orlando Moisés Fischer Pessuti e Guilherme de Salles Gonçalves, respectivamente, o presidente e o ex-presidente do Iprade; o painel sobre as competências do Ministério Público, que serão expostas pelo promotor de justiça de Pato Branco, Raphael Adalberto Soares. 

Também haverá painéis sobre recuperação fiscal e financeira dos estados, a partir da reforma da estrutura da máquina pública do Brasil; os 5 passos para criação de leis; projetos promovidos pelo TRE; portais da transparência e improbidade administrativa.

Debate
No sábado (18), às 9h, também na Câmara de Vereadores de Pato Branco, será realizado uma mesa de debates sobre as eleições de 2020, na visão de juristas do executivo e legislativo. O evento também é gratuito e aberto a comunidade, e segundo Sutili, tem o intuito de debater o assunto sobre o aspecto político.

Devem participar lideranças, representantes do poder judiciário, e políticos eleitos de diferentes alinhamentos ideológicos e partidários. Entre os convidados estão Cleber Fontana, prefeito de Francisco Beltrão, o deputado estadual e presidente do PSDB no Paraná, Paulo Litro, e o ex-presidente do Iprade, Guilherme de Salles Gonçalves.

Classificados