Pato Branco

Pato Branco cadastra 73 novos doadores de medula óssea em ação na praça

Sábado (15) foi o Dia Mundial do Doador de Medula Óssea e Pato Branco promoveu uma ação na praça Presidente Vargas (Foto: Vilson Bonetti)

No último sábado (15) foi comemorado o Dia Mundial do Doador de Medula Óssea. Em Pato Branco a ação foi promovida pelo Hemonúcleo, na praça Presidente Vargas, com o apoio da campanha Corrente do Bem, que promove e estimula o cadastramento de novos doadores voluntários.

Celebrada no terceiro sábado de setembro, a data foi criada pela World Marrow Donor Association (WMDA), que reúne os registros de doadores de 52 países, e tem o objetivo de celebrar o marco alcançado neste ano de 25 milhões de doadores de medula no mundo.

Segundo Liane Arrieche Santos, coordenadora do Hemonúcleo de Pato Branco, na ação realizada na manhã de sábado na praça foram coletadas 73 amostras de sangue de novos doadores voluntários.

Em cada amostra foi coletado 5 ml de sangue que, de acordo com Liane, passarão por três fases até que a doação seja efetivada. Na primeira fase, a amostra é encaminha para o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), para análise. Depois entra no banco de dados do cadastro nacional para que, diariamente, as informações sejam cruzadas com as necessidades dos pacientes que aguardam na fila de espera.

Quando aparece um doador compatível, o Redome chama para a segunda fase do processo. O doador faz novamente a coleta de sangue para novos exames. “Se dá tudo certo quanto a compatibilidade, o doador é chamado, com as despesas todas pagas pelo Redome, para realizar a doação de medula em um hospital mais próximo do paciente”, explicou.

Liane ressaltou que em Pato Branco já houve vários voluntários que foram compatíveis com pacientes de várias partes do país e fizeram a doação. Inclusive, teve um doador que teve a oportunidade de doar medula óssea mais de uma vez.

Voluntários

Quem já fez o cadastro como doador de medula e recolheu a amostra de sangue, mesmo que em anos anteriores, não precisa refazer as amostras. No entanto, Liane destacou que é fundamental que o doador mantenha o cadastro atualizado, para facilitar o contato caso a compatibilidade com um paciente seja confirmada.

O doador pode atualizar o cadastro diretamente no site do Redome ou no Hemonúcleo, que em Pato Branco fica localizado na rua Paraná, 1633, em frente ao Terminal Rodoviário José Cattani.

A atualização é importante, pois já houve o caso de um doador de Coronel Vivida, por exemplo, que foi compatível com um paciente, mas as informações cadastrais estavam desatualizadas e só foi possível localiza-lo através das redes sociais.

Ainda, quem não conseguiu fazer o cadastro na manhã de sábado (15), na praça, pode fazer no Hemonúcleo. Segundo Liane, o doador de medula óssea precisa ter entre 18 e 55 anos. O voluntário poderá escolher entre ser doador de medula ou de sangue, ou ainda ser doador dos dois. Porém, para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos. Menores de idade precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis; e para fazer a primeira doação, adultos deverão ter até 59 anos.

Bom exemplo

O chefe do Núcleo Regional de Pato Branco da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Luís Antônio Alves de Matos, aproveitou a oportunidade e fez o cadastro como doador de medula.

Ele contou que sempre participa das campanhas de doação, ajudando nos trabalhos, mas que em todas às vezes acabou deixando para fazer o cadastro no final e não deu tempo. No último sábado, Luís fez questão de coletar a amostra de sangue para testar uma possível compatibilidade com os pacientes da fila de transplante.

Ele contou que a coleta é indolor, principalmente porque as pessoas que fazem a coleta são profissionais capacitados, que adotam todos os cuidados de higiene e segurança.

“O grande propósito da minha participação como doador de medula óssea é o pensamento: ‘se existir uma oportunidade e eu puder contribuir para salvar uma vida, já valeu muito’. Afinal, com a soma dos esforços, conseguiremos atingir esse objetivo”, ressaltou.

 

Classificados