Região

Parque Nacional do Iguaçu ganha passeios turísticos

O passeio turístico inaugural da rota de Capanema sobre o Parque Nacional do Iguaçu ocorreu na última semana (Foto: AEN)

Foi realizado, na última semana, o passeio turístico inaugural da rota de Capanema sobre o Parque Nacional do Iguaçu. Nos mesmos moldes do trecho embaixo das cataratas de Foz do Iguaçu, a operação nesse outro ponto do rio permitirá a exploração do ecoturismo sobre várias ilhas, trilhas e cachoeiras que compõem o ecossistema local.
A principal atração é a Ilha do Sol, destino para turistas que queiram contato próximo com a fauna e flora do Parque Nacional do Iguaçu. A Ilha está localizada a 18 quilômetros do Porto Moisés Lupion, em Capanema, de onde partem as embarcações da Macuco Eco Aventura, a mesma empresa que opera em Foz do Iguaçu.
Outros pontos turísticos que passam a integrar o parque de Capanema são a Ilha do Cavalo (habitada por capivaras, veados, cotias, felinos e jacarés), com suas três lagoas naturais totalmente preservadas; a Trilha da Taquara, um percurso de 800 metros dentro da Mata Atlântica que conta com uma exuberante cachoeira; e o passeio pelo rio Silva Jardim, que dura cerca de três horas e permite contato direto com a natureza e os balneários Wesling e Gavião Macaco.
A cidade de Capanema conseguiu a autorização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para explorar as atrações turísticas dentro do Parque Nacional do Iguaçu no dia 23 de janeiro, depois de 20 anos de negociações.
O respaldo federal permitiu ao Paraná conquistar mais uma grande atração turística para fomentar o desenvolvimento local e regional.
A partir de agora, o Governo do Estado e a Prefeitura de Capanema vão melhoras os acessos às atrações. Segundo o governador Carlos Massa Ratinho Junior, investimentos em turismo serão reforçados no Paraná para dinamizar a economia. A meta é aumentar em pelo menos 30% o tempo de permanência do turista no Estado.
Para o prefeito de Capanema, Américo Bellé, a inauguração da rota representa uma chance de potencializar o turismo na região. “Daqui a cinco ou dez anos a maior indústria do nosso município será o turismo. Nós planejamos agora uma grande parceria com o governo do Estado, que tem essa preocupação com os pequenos municípios”, afirmou.

Passeios diários 
A Macuco faz passeios diários para as três principais atrações turísticas da região (Ilha do Sol, Silva Jardim e Trilha da Taquara), com possibilidade de almoço aos sábados e domingos e pernoite na Ilha do Sol, além de passeios com barco para ver o pôr-do-sol, rafting e caiaque. Os custos variam de R$ 20 a R$ 300, a depender da escolha dos turistas.
A Macuco também já permite a integração entre a operação em Foz e em Capanema. Os turistas que visitarem as Cataratas do Iguaçu podem comprar pacotes para pernoitar na Ilha do Sol, por exemplo. 

Classificados