Geral

Paraná é um exemplo no processo de saída da recessão, diz jornal

Paraná é um exemplo no processo de saída da recessão, diz jornal (Foto: Cleverson Beje/FAEP/ArquivoANPr)

Com o título "Aceleração generalizada, Paraná reúne o 'melhor dos mundos' no Sul", reportagem do jornal Valor Econômico, da edição dessa quinta-feira (9), destaca o vigor da retomada da atividade econômica paranaense. Com base em indicadores de mercado, a publicação informa que o “Paraná é um exemplo do surpreendente desempenho da região Sul no processo de saída da recessão”.

O jornal ressalta que o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) está revisando a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) estadual de 1,6% agora revisado para 2%. Na reportagem, o economista Julio Takeshi Suzuki Júnior, diretor-presidente do Ipardes, cita a melhoria nos números dos setores de serviços, comércio, agropecuária e indústria. "Neste ano, definitivamente decretamos o final da crise aqui no Estado do Paraná."

A recuperação da economia do Paraná ganhou velocidade nos últimos meses, conforme demonstram indicadores do Banco Central, Ministério do Trabalho e outros dados setoriais. Eles mostram que o Estado não apenas está em trajetória de retomada, mas que está deixando a crise para trás mais rapidamente do que o restante do Brasil.

Os bons resultados estão em todos os setores. Na agropecuária, com crescimento de 13,6% no primeiro semestre, na indústria, com avanço de 4,6%, no comércio (3,2%), serviços (4,2%) e na geração de emprego, com um saldo positivo de mais de 28 mil vagas de janeiro a agosto. As exportações, por sua vez, cresceram 17,76% até setembro, com um total de US$ 13,9 bilhões.

De acordo com o Índice de Atividade Econômica (IBC-BR) do Banco Central, a economia do Paraná cresceu 2,4% de janeiro a agosto de 2017. O indicador é considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB). No mesmo período, o Brasil registrou avanço de 0,31%. “Sempre acreditamos que o Paraná sairia antes da crise”, diz o governador Beto Richa.