Saúde

O nascimento dos dentes sisos podem ocasionar o desalinhamento dos dentes anteriores?

O dente siso, também conhecido como terceiro molar, é um dente que tem pouca interferência na oclusão, não tendo funções claras na mastigação, e que nasce normalmente aos 18 anos. Por estar localizado em uma área de difícil acesso, inviabiliza uma higienização adequada, ocorrendo normalmente formação de cárie no local. Alguns desses sisos nascem em posições inadequadas, o que acarretam maior dificuldade em sua remoção.

Não são todos os indivíduos que possuem sisos, há uma corrente de pensamento que acredita que a espécie humana está evoluindo e, no futuro, cada vez menos pessoas possuirão dentes sisos.

Muitos dentistas optam pela extração destes dentes por diversos fatores, como dificuldade de higienização, mal posicionamento, interferência radicular no dente adjacente, inflamação gengival e por desconforto do paciente.

Temos uma discussão bastante importante quando falamos em dentes sisos desalinharem ou não os dentes anteriores após o seu nascimento.

De um lado, dentistas que acreditam na possibilidade de isto ocorrer em função de uma falta de espaço e uma possível compressão dos dentes, acarretando um desalinhamento na arcada na região anterior. Por outro lado, especialistas em Ortodontia, fazendo acompanhamento dos pacientes, e em cima de estudos de movimentações ortodônticas e quantidade de força para que um dente consiga se movimentar, vem contrariando essa ideia de que o siso possa desalinhar os dentes, pois seria impossível o dente siso ter tanta força para que ocorresse essa movimentação, sendo também descrito que a força sobre os dentes, pensando fisicamente, não consegue gerar uma força em curva, o que impossibilitaria a reação da força ocorrer em dentes anteriores.

Pesquisas recentes comprovam que o apinhamento anterior é causado por uma tendência fisiológica dos dentes se movimentarem para anterior, uma vez que eles comumente apresentam uma inclinação suave para frente. Assim, a resultante das forças da oclusão dentária tende a deslocar lentamente esses dentes para anterior. É justamente nesta época em que o tônus muscular dos indivíduos está mais intenso, exacerbando essa resultante anterior de forças, que os sisos nascem.

Os dentes são estruturas que não estão completamente aderidas ao osso, e sabe-se que forças oclusais associadas às mudanças ósseas, bem como mudanças musculares, tendem a repercutir em movimentos dentários, nem sempre regulares. Atualmente isso é considerado um processo fisiológico de maturação da oclusão dentária, e comumente é relacionada essas alterações como as “rugas da boca”.

Sendo assim, existe casos onde os dentes sisos precisam ser extraídos, mas não em função da movimentação dentária. Para isso sempre é adequado a visita a um Cirurgião Dentista para que possa fazer a avaliação caso a caso.

Classificados