Almanaque+

Nunca é tarde para realizar um sonho

Pato Branco toda acompanhou a luta, tanto da instituição Fadep quanto do poder público, para que a cidade tivesse um curso de medicina. Hoje, a luta é das pessoas que almejam essa formação.
(Foto: Arquivo Pessoal)

Neste sábado, a Fadep vai realizar a Aula Magna da sua segunda turma do curso de Medicina. O evento será realizado no anfiteatro da instituição, a partir das 8h30, e conta com a palestra “Os Desafios da Medicina Atual e a Responsabilidade Profissional”, ministrada pelo Professor Doutor Jorge Rufino Ribas Timi. Também será amanhã a tradicional cerimônia da entrega dos jalecos e estetoscópios, que os novos acadêmicos receberão das mãos de seus pais.

Pato Branco toda acompanhou a luta, tanto da instituição quanto do poder público, para que a cidade tivesse um curso de medicina. Hoje, a luta é das pessoas que almejam essa formação.

Alessandra Cristina de Souza Lorenço Lima é uma das novas acadêmicas. Ela sempre sonhou em ser médica. O fato de sua mãe ser enfermeira a inspirou e influenciou muito neste sonho. Incontáveis vezes ela foi trabalhar com sua mãe e, por isso, cresceu e se familiarizou com o ambiente hospitalar e suas rotinas e profissionais. Contudo, ser médica era um sonho distante para sua realidade quando terminou o ensino médio.

“Também era inviável pagar qualquer faculdade particular na época, caso contrário teria feito alguma graduação na área de saúde. Acabei cursando Administração na UTFPR porque era uma instituição pública e gratuita e o curso que proporcionaria maior oportunidade de conseguir um emprego”, explica.

Neste tempo, Alessandra se casou e há quase 3 anos teve uma filha. Foi só depois que a vinda do curso de medicina para a Fadep reavivou o sonho de ser médica. “Decidi retomar os estudos, inicialmente fazendo cursinho, no ano passado. Prestei o vestibular para Medicina e passei, agora inicio essa jornada tão bela e desafiadora de ser uma médica”, comemora.

A Aula Magna será um presente de aniversário, já que Alessandra completa 32 anos neste sábado, 10 de março. “Espero que o amor e dedicação que vi em minha mãe e tantos outros profissionais me norteiem nessa missão com os enfermos e na promoção da saúde”, deseja.

A caloura sabe que não será um caminho fácil. “Teremos muitos desafios enquanto acadêmicos e, futuramente, enquanto profissionais médicos, mas enquanto houver compromisso e respeito com a vida, ética profissional e dedicação em buscar o conhecimento continuamente, tenho certeza que será uma jornada recompensadora”.

Alessandra lembra que o tempo passa para todos, por isso “não podemos procrastinar os sonhos quando a chance de realizá-los está em nossas mãos. É preciso ir à luta, com foco, fé e confiança em Deus”.

 

10 passos para realizar seus sonhos

Fazer mudanças drásticas na vida e na forma de viver nunca é fácil, mas, ao dividir um sonho em pequenos objetivos, a transição pode ser muito mais fácil.

 

1- Bole um plano

Divida seu sonho em algumas ações. Você precisará colocar suas ideias em ordem e, para isso, faça uma lista do que você deseja para a sua vida. Depois, junte todos os seus pequenos desejos e reúna em um objetivo só.

 

2 - Avalie sua situação atual

Agora é preciso determinar quais habilidades você tem para atingir o que almeja (já as domina ou precisa se aprimorar ou aprender algo do zero?), quais sacrifícios você está disposto a fazer e quanto você precisa arriscar. Provavelmente há alguns desafios em sua vida que o impedem de ir atrás dos seus sonhos. Avalie-os e considere quais sacrifícios você está disposto a fazer para superá-los.

O dinheiro é a limitação mais comum. Talvez seja necessário abrir mão de algumas coisas para poder ir atrás dos seus objetivos. Outras limitações incluem falta de tempo, falta de habilidades ou medo de não ter ganhos garantidos. Faça uma lista das possíveis soluções para cada problema seu e não desanime diante dessa avaliação. Para começar, basta dar o primeiro passo.

 

4 - Faça uma lista dos objetivos associados aos seus sonhos

Esse passo serve para que você tenha um direcionamento básico para seguir em frente. Comece listando objetivos mais amplos e depois liste objetivos específicos de acordo com os mais amplos.

 

5 - Complete seu plano

Agora que você já identificou seus objetivos e obstáculos, é hora de bolar um plano para realizar seus sonhos. Crie uma lista passo a passo do que você vai precisar para ser capaz de realiza-los. Comece com a primeira tarefa que você precisa cumprir, que pode ser juntar dinheiro para o próximo passo ou começar a procurar cursos ou aulas para se capacitar. Estabeleça prazos.

 

6- Tenha atitude

Pode ser muito fácil se acomodar e ficar na fase do planejamento por mais tempo do que o necessário. No entanto, chegará uma hora em que você deverá começar a agir para fazer seus sonhos virarem realidade. Não se deixe cair na armadilha de apenas falar sobre seus sonhos — é preciso ir atrás deles.

 

7 - Não tenha medo de se desapegar

Um dos maiores desafios para quem está tentando realizar um sonho é o medo do desconhecido. Não dá para prever se você vai ter sucesso nos seus objetivos ou qual será seu padrão de vida se você tiver que fazer sacrifícios ao longo do caminho, mas não é possível realizar um sonho sem deixar algumas coisas para trás. Pode ser que você tenha que largar seu emprego ou se mudar para outro lugar. Essas mudanças são assustadoras, porém necessárias para realizar um sonho.

 

8 - Não perca seu sonho de vista

Ao começar a trabalhar para conquistar seus objetivos, pode ser que você encontre períodos de desmotivação pelo caminho. Lembre-se sempre pelo quê você está lutando para poder se manter produtivo.

 

9 - Mude os planos conforme necessário

Pode ser preciso alterar algumas tarefas ao longo do caminho. Talvez você aprenda algo novo ou descubra que é preciso fazer alguma outra coisa para chegar ao resultado desejado. Não tenha receio de fazer os ajustes que forem necessários aos seus objetivos, para que eles continuem atingíveis, realistas e benéficos ao seu objetivo final

 

10 - Tente aproveitar o processo

Não se esqueça de viver enquanto corre atrás dos seus sonhos. Se você dedicar todo seu tempo e energia para uma única causa, vai acabar deixando de viver seu presente. Em vez disso, permita-se aproveitar a vida, sua família e seus amigos e dedique uma quantidade de tempo satisfatória aos seus objetivos.

 

Fontes:

http://www.yesandyes.org/2015/11/how-to-chase-your-dream.html

http://www.worldofwanderlust.com/how-to-chase-your-dreams/

 

Classificados