Região

Nova escola São Francisco de Assis é inaugurada em Mangueirinha

A obra está situada entre os bairros Portugal e Nova Esperança
Prefeito Elídio em seu pronunciamento durante a inauguração (Foto: Assessoria)

Com a presença de autoridades, comunidade escolar e população em geral, foi inaugurada, na tarde da última segunda-feira (14), em Mangueirinha, a nova estrutura da Escola Municipal São Francisco de Assis.

Situada entre os bairros Portugal e Nova Esperança, na rua Otacílio Mendes da Silva, a obra conta com uma área de 3.057,01 metros quadrados, em que foram investidos mais de R$ 4,4 milhões.

Destes, R$ 3,4 milhões por meio de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o restante contrapartida do Município. A obra, que teve início em 2014, foi concluída no mês de maio deste ano.

De acordo com a secretária de Educação e Cultura de Mangueirinha, Tereza Adelaide Moraes Costa, os investimentos foram tanto para a execução da escola — que conta com 12 salas de aula, dois blocos tecnológicos, um bloco administrativo, e pátios coberto e descoberto —, como também uma quadra poliesportiva com vestiários.

“Além disso, em relação à infraestrutura, possui rede de esgotamento sanitário, abastecimento de água potável e energia, bem como seu entorno conta com pavimentação asfáltica”, observou.

Capacidade

A capacidade de atendimento da escola, em dois turnos, segundo Tereza, é de 500 alunos. Contudo, como a escola oferece ensino integral, serão atendidos no local 239 alunos — destes, 19 são estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no período noturno.

Já os demais alunos, são dos períodos matutino e vespertino, das turmas do Pré 2, bem como do 1º ao 5º ano. A maioria dos alunos reside nos bairros Portugal e Nova Esperança. Até o momento, todos esses alunos são atendidos na atual Escola Municipal São Francisco, situada no Centro de Mangueirinha.

Conforme informações da Secretaria de Educação e Cultura, a ideia é que os alunos comecem a estudar na nova estrutura até o final do primeiro semestre. Já a antiga escola deve ser reformada, para que se torne um Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei), nas turmas de Pré 1 e Pré 2.

Para Tereza, “obras, com a magnitude da Escola Municipal São Francisco de Assis, evidenciam a essência da atual Administração Municipal, que é proporcionar dignidade e serviços de qualidade a todos, indistintamente. Sendo a educação um caminho de oportunidades, somos nós os facilitadores da transformação da realidade social existente, a partir de ações que valorizem a capacidade dos alunos e façam do cotidiano escolar, degrau para um futuro de conquistas”, declarou.

Ela ainda acrescentou que, em relação à quadra poliesportiva, atenderá prioritariamente a escola. “Entretanto, a ideia é desenvolvermos projetos que envolvam a comunidade, em parceria com as secretarias de Esporte e Assistência Social, bem como o Departamento de Cultura”.

Além da solenidade, que contou inclusive com o pronunciamento do prefeito Elídio Zimerman de Moraes, o público presente também pode acompanhar, na ocasião, apresentações artísticas da Escola Municipal São Francisco de Assis e da Escola Municipal do Campo Odila Garcez.