Região

No sudoeste do Paraná, encontro reúne empresários do varejo

["Evento teve palestra com Jorge Biff Neto, especialista em inova\u00e7\u00e3o e empreendedorismo "] (Foto: Assessoria)

Na noite de quarta-feira (21), foi realizado no auditório do Sebrae/PR, em Pato Branco, o Encontro do Comércio. O evento reuniu empresários e colaboradores que participaram das atividades do Varejo Mais em Ação, neste ano.

Setenta e cinco empresas de Pato Branco, Francisco Beltrão e Marmeleiro receberam capacitações para melhorar a competitividade e ampliar vendas.

Na região Sudoeste, o programa realizado pela Fecomércio/PR e Sebrae/PR teve a parceria dos sindicatos patronais do comércio varejista de Pato Branco (Sindicomércio) e Francisco Beltrão (Sindicom), das unidades regionais do Sesc e Senac e apoio de entidades ligadas ao setor empresarial.

A programação teve a participação do poeta e empreendedor Nuno Arcanjo e palestra de Jorge Biff Neto, especialista em inovação e empreendedorismo, que abordou o tema “Transformação Digital do Comércio”.

O diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, ressaltou que os programas relacionados ao comércio atenderam 1.240 empresas paranaenses em 2018, com mais de 20 mil horas de consultorias. E divulgou as novidades para o próximo ano.

“Em 2019, teremos programas novos ou reestruturados voltados para o comércio varejista. A intenção é que os empresários continuem confiando no Sebrae/PR e na Fecomércio PR como parceiros estratégicos para gerar mais empregos e renda para os paranaenses”, antecipou Tioqueta.

Na sequência, o gerente da Regional Sul do Sebrae/PR, Cesar Giovani Colini, apresentou os números de atendimentos do varejo no Sudoeste aos participantes.

“Tivemos 2.400 horas de formação para 75 empresas apenas no Varejo Mais em Ação. Foram mais de 30 atividades, entre palestras e consultorias, e mais de dez profissionais envolvidos. Atendimento diferenciado para que as empresas possam se capacitar e crescer”, resume Cesar.

O presidente do Sindicomércio e também vice-presidente da Fecomércio PR, Ulisses Piva, representou a federação no Encontro do Comércio e salientou a importação dos projetos ligados ao varejo para a região.

“A parceria entre Fecomércio PR, Sebrae/PR e sindicatos patronais é muito importante para promover a transformação e propiciar novas perspectivas de negócios. No final, o que os empresários querem é vender mais. O Varejo Mais em Ação cumpre com um dos nossos objetivos, que é de melhorar a competitividade das nossas empresas”, afirma Ulisses Piva.

Entre os participantes do Encontro do Comércio estava Alvaro Pessato de Lima, sócio da Áudio K, empresa de som profissional de Pato Branco.

“Participar do Varejo Mais em Ação foi muito proveitoso. Com as consultorias, pudemos tomar as melhores decisões, com base no controle dos indicadores. Estamos aplicando os conteúdos e já começamos a alteração do visual de loja. Levará um tempo, mas as mudanças estão acontecendo”, conta.

Classificados