Região

Natal é celebrado pelo Sudoeste do Paraná

Faltando cerca de um mês para o Natal, os municípios do Sudoeste do Paraná já começam a comemorar essa data que celebra o nascimento de Jesus Cristo.
["Abertura do Natal em Chopinzinho, realizada na noite de domingo "] (Foto: Assessoria)

Chopinzinho

Em Chopinzinho, por exemplo, a abertura oficial do “Natal Encantado” ocorreu na noite de domingo (25), em frente ao Ginásio Deonisto Debona. Cerca de 7.000 pessoas prestigiaram o evento, que contou com a participação do Papai Noel do Brasil.

Na ocasião houve show pirotécnico, acendimento das luzes, Auto Natalino (com a apresentação de mais de 150 pessoas, mesclando teatro, dança e música), show sertanejo com a dupla Alisson & Guilherme, além de sessão de fotos com o Papai Noel. Também foi realizado o Natal Solidário, com a distribuição de brinquedos e doces para cerca de 3.000 crianças.

Além disso, entre os dias 30 de novembro e 24 de dezembro, o público pode visitar a Vila do Papai Noel, localizada no Ginásio Deonisto Debona. A Casinha do Papai Noel, já tradicional, vai funcionar de sexta-feira a domingo, das 19h às 22h; exceto no dia 24, véspera de Natal, em que o horário será das 14h às 18h.

Mariópolis

Outro município, que realizou a abertura oficial do “Natal dos Sonhos” na noite de domingo (25), foi Mariópolis. O evento ocorreu na Praça Central, com o tema “Acreditar é fazer acontecer” e contou com a presença de centenas de pessoas.

No início da tarde, as crianças puderam passear com o Trem do Rotary pelas ruas da cidade. Além disso, houve entrega de pipoca, algodão doce e foi disponibilizado playground com brinquedos infláveis gratuitos.

À noite, além da chegada do Papai Noel, teve um mini desfile pela praça, show pirotécnico, entrega de presentes às crianças, apresentação dos Corais Municipais “Um Canto de Paz” e “Infanto-juvenil”, show musical com “As três Marias”, entre outras atrações.

A programação de Natal continua com o Festival Gastronômico, que acontecerá entre 5 e 9 de dezembro. No dia 8 terá show gratuito com Luiz Antônio & Jonas; e no dia 22, show gospel, ambos na Praça Central.

Além disso, a novidade para o Natal nesse ano é a Casa do Papai Noel, aberta de quinta-feira a domingo, das 20h às 23h, para receber os visitantes, com a presença do “Bom Velhinho”.

Saudade do Iguaçu

A abertura do “Natal Iluminado”, em Saudade do Iguaçu, ocorreu na noite de segunda-feira (26), na Praça Municipal. O evento contou com show pirotécnico, acendimento das luzes e show com a Banda Detroit.

Além disso, terá a seguinte programação: dia 30 de novembro, espetáculo “A árvore mágica”, com a companhia de teatro “Arte encenada”, de Campo Mourão; no dia 7, “Boteco na praça”, com show acústico com a dupla Léo & Fabiano e venda de porções de comida de boteco.

No dia 12, a programação segue com o Trenzinho da alegria; dia 13, espetáculo de balé “Ontem, hoje e amanhã”, com a companhia Professora Roseli Zolet; dia 15, “Sábado das crianças”, com brincadeiras, atividades recreativas e lanche especial; dia 16, especial de “Artes marciais”; dia 20, culto ecumênico e show gospel com “Estação Norte”; dia 21, show com “Badin, um colono na cidade”; dia 22, chegada do Papai Noel e parque inflável gratuito; dia 28, sorteio das campanhas “Bom contribuinte e produtor com sorte” e “Show de prêmios” da Acesi; dia 31, contagem regressiva, com show pirotécnico e show com banda “Fruto Proibido”.

Coronel Vivida

Já no dia 30 de novembro, sexta-feira, será realizada a abertura do Natal de Luz, às 20h30, na praça Ângelo Mezzomo. Na ocasião haverá o acendimento das luzes natalinas; a chegada do Papai Noel; apresentações de corais, da Fanfarra, da Banda Municipal; além de show de fogos e show com o Trio Herança.

Além disso, entre os dias 12 e 23 de dezembro haverá passeios com o trenzinho e o expresso encantado, das 19h30 às 21h30. Já o período de visitação à Casa Temática do Papai Noel será entre os dias 10 e 23 de dezembro, também das 19h30 às 21h30.

Ainda, no dia 20 de dezembro, às 19h, na Praça Ângelo Mezzomo, será realizado o “Natal das Crianças”, com entrega de brinquedos.

Sulina

Em Sulina, a abertura oficial do “Natal Ecológico” será nesta sexta-feira (30), às 20h, na Praça Municipal. O evento ocorre em uma parceria entre a Administração Municipal e a Apae, sendo que a praça foi enfeitada com várias decorações com materiais reciclados; por isso o nome “Ecológico”.

O evento contará com show da Banda Detroit, o segundo sorteio da campanha Nota Sulinense com Sorte, além de venda de lanches.

Francisco Beltrão

Em Francisco Beltrão, a abertura do “Natal Encantado” será nesta sexta-feira (30), a partir das 18h, no Calçadão, com a Parada de Natal. Às 20h, está programado o início das atividades, com as seguintes atrações: apresentação do Coral Municipal, chegada do Papai Noel, acendimento das luzes de Natal, show pirotécnico e Show Natalino “Um presente de Natal”. A programação, ainda, segue até o dia 23, com espetáculos e vários outros eventos para toda a família.

Ainda, em Francisco Beltrão, haverá o Auto de Natal no Beltrão Palace Hotel. Numa iniciativa do hotel, em parceria com o Departamento de Cultura e o Núcleo da Rua Ponta Grossa da Acefb, o evento será no dia 2 de dezembro, às 21h.

A regência do espetáculo fica sob a responsabilidade de quatro maestros: Luciane Celuppi, Adriana Lima, Ari Grutzmann e Fabiana de Moraes. Mais de 160 pessoas, entre crianças e adultos, irão interpretar músicas natalinas direto das janelas do hotel, que já está decorado para a apresentação.

Palmas

A segunda edição do “Natal dos Ventos”, em Palmas, terá sua abertura neste sábado (1º), às 20h, na Praça Senhor Bom Jesus, com desfile natalino.

Além disso, durante todo o mês de dezembro, ocorrerá uma ampla programação: No dia 2, às 18h, interação de duendes na Fábrica Encantada do Papai Noel; e às 20h, encenação do Presépio Vivo, ambos na Praça Senhor Bom Jesus.

No dia 7, às 20h, desfile da banda de Papais Noéis, no Centro da cidade. A banda também se apresentará no dia 8, a partir das 10h, pelo comércio palmense. Já no dia 8, às 18h30, haverá encenação do Presépio Vivo, na Praça Senhor Bom Jesus; e às 20h, apresentação do Coral Municipal, Escola de Música Sonar e Colégio Bom Jesus, no Palácio Episcopal.

No dia 11, às 20h, apresentações natalinas HBC, no banco Bradesco; dia 13, às 20h, apresentações natalinas das escolas municipais, no Centro de Cultura Dom Agostino José Sartori; dia 15, às 18h, interação de duendes na Fábrica Encantada do Papai Noel, na Praça Senhor Bom Jesus; às 20h, encenação do Presépio Vivo e apresentações de artistas palmenses, também na praça.

No dia 20, às 20h, espetáculo “Alice no país das maravilhas”, no Centro de Cultura Dom Agostino José Sartori; dia 22, às 18h30, encenação do Presépio Vivo, na Praça Senhor Bom Jesus; 20h, interação de duendes na Fábrica Encantada do Papai Noel, também na praça; e às 20h30, apresentações do Coral Municipal e da Escola de Música Sonar, no Museu Histórico Municipal José Alexandre Vieira.

Renascença

No município de Renascença, a programação se iniciará neste sábado (1º), quando serão ligadas as luzes no Lago Municipal, a partir das 20h. Também começarão a funcionar neste dia os pedalinhos no local, em que uma empresa ficará responsável e será cobrado um valor simbólico; o atendimento será todos os dias.

No dia 16, na praça central, haverá a chegada do Papai Noel, dentro do evento “Minha Cidade é Massa”, que ocorrerá em uma parceria entre a Administração Municipal e a Rede Massa, das 14h30 até às 21h, com shows e recreação para as crianças. E, no dia 31, haverá o tradicional show de fogos, também no Lago Municipal.

São João

Em São João, a abertura do Natal será no dia 7 de dezembro, no calçadão da Prefeitura, com início às 19h. Terá apresentações das escolas, apresentação musical, praça de alimentação, show pirotécnico e chegada do Papai Noel.

As luzes serão acesas nessa noite, no calçadão da Prefeitura, que recebeu decoração dentro do “Natal Consciente”, tendo em vista que tudo foi feito com materiais recicláveis, pelo Departamento de Cultura.

Bom Sucesso do Sul

No município de Bom Sucesso do Sul, o Natal de Luz 2018 será comemorado por meio de uma tarde de recreações, direcionada às crianças.

O evento será no dia 8 de dezembro, a partir das 13h30, no Centro de Eventos Jordan Munaretto. Na ocasião haverá apresentação das crianças e da maestrina Juliane Bassegio; brinquedos infláveis; espaço de recreação e pintura de rosto. Além disso, serão distribuídos lanches e refrigerantes às crianças, com a presença do Papai Noel do Brasil, que entregará brinquedos.

Clevelândia

Em Clevelândia, a abertura do “Natal Iluminado” será no sábado (8), às 20h30, na Praça Getúlio Vargas. Na ocasião, haverá o acendimento das luzes, show pirotécnico, espetáculo de Natal com a Caravana Sou Arte, além da chegada do Papai Noel.

A programação segue no dia 14 de dezembro, às 20h, também na Praça Getúlio Vargas, com apresentações natalinas das escolas e instituições, e a presença do Papai Noel.

E, no dia 22, haverá o encerramento das novenas de Natal e a apresentação do espetáculo teatral “Nascimento de Jesus”, na Praça Getúlio Vargas, às 19h30.

Itapejara D’Oeste

Em Itapejara D’Oeste, o evento alusivo ao Natal ocorrerá por meio do “Encontro das Famílias Itapejarenses”, no dia 16 de dezembro, com início às 13h30, na Praça da Prefeitura. O evento contará com atividades recreativas, com oficinas e brinquedos infláveis, bem como será servido pipoca e algodão doce à tarde toda.

Já às 17h30 está programado para ocorrer no local o “Mateando na praça”, com Roda de Viola; e às 20h haverá a chegada do Papai Noel, com show musical e entrega de chocolates às crianças.

Mariópolis também teve a abertura do Natal na noite de domingo
Classificados