Pato Branco

Natal de Pato Branco atraiu mais de 305 mil visitantes

Em toda a programação, Natal de Pato Branco atraiu mais de 305 mil visitantes (Foto: Rodinei Santos)

Quem visitou o Natal de Pato Branco 2017 constatou a presença permanente das famílias pato-branquenses na Praça Presidente Vargas, que se tornou uma extensão da Casa do Papai Noel, recebendo elementos natalinos e a maior roda-gigante itinerante do Brasil. Aos ouvidos mais atentos, também foi possível perceber a mistura de sotaques e, até, diferentes idiomas, em virtude dos visitantes de diversas regiões do País, inclusive do exterior. Como resultado, os 43 dias de programação turística receberam mais de 305 mil visitantes. Apenas nos finais de semana, a casa do bom velhinho recebeu mais de 120 mil pessoas – movimentação que mudou a rotina da cidade.

O prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, ressalta o público expressivo, que novamente confirmou a representatividade do Natal de Pato Branco como o maior evento natalino do Paraná e destaque turístico na região Sul do Brasil. “A programação, além de ser um momento de congraçamento para as famílias, a cada ano é realizada para nos fazer referência em festividades natalinas no Brasil. Agradecemos a população e aos milhares de visitantes que nos prestigiam e tornam o nosso Natal sempre um momento inesquecível”, destaca o prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi.

Além do presépio, retratando o nascimento de Jesus, a decoração também contemplou diversos elementos e símbolos da data, como papais noéis, bonecos de neve, presentes e adornos. O toque pato-branquense também não faltou e foi retratado com os “patos de natal”. As luzes garantiram a iluminação especial que, juntamente com músicas, encantaram os visitantes com apresentações diárias da Casa e da Árvore Cantante – um verdadeiro espetáculo de som e luzes. Durante o dia, o colorido dos enfeites garantiram a beleza da decoração e a movimentação dos visitantes não apenas à noite, mas em horários variados.

Suelen Bonafe Fideliz é moradora de Campo Largo, Paraná, e levou a filha Lívia, de 3 anos, para visitar a decoração. “A cidade está de parabéns, pois mostra às crianças o significado do Natal e oportuniza aos adultos um resgate de memórias, fazendo com que as tradições sejam mantidas”, avaliou Suelen.

Roda-gigante

Um espetáculo a parte foi a maior roda-gigante itinerante do Brasil. Com 30 metros de altura, o brinquedo destacou seu colorido na Praça Presidente Vargas e, durante a noite, as luzes podiam ser visualizadas de diversas ruas da cidade, fazendo a alegria das crianças e possibilitando conhecer Pato Branco de um ângulo diferente.

“As crianças adoraram, além de se divertirem com o brinquedo, ficaram encantadas com as luzes e com a beleza que é ver toda a decoração e a cidade lá de cima. O Natal todo é a oportunidade de criarmos boas lembranças para que as crianças cresçam com o sentimento da época”, ressaltou Diane Machado, que levou a filha, Letícia, de 5 anos, e a sobrinha Milena, de 11 anos. A roda-gigante permanece na cidade até 14/01, das 18h às 00h.

Programação

Mais de 40 mil pessoas estiveram presentes na abertura do Natal de Pato Branco, realizada no dia 26 de novembro, quando aconteceu o maior desfile de Natal do Paraná, que contou com cerca de 300 voluntários que deram vida aos personagens. A data também marcou o início da programação cultural, que seguiu até 17 de dezembro, contando com bandas, corais, concertos, espetáculos teatrais, entre outras. Os estilos também foram diversificados, com músicas italianas, de louvor, clássicas e populares. A programação contou, ainda, com o minidesfile de Natal, realizado no dia 10 de dezembro, com a participação de 150 personagens e carros alegóricos.

Além das apresentações, a Banda de Papais Noéis também esteve presente. Assim como nos anos anteriores, o grupo “Charanga do Papai Noel”, formado por músicos caracterizados, percorreu o entorno da Praça Presidente Vargas, interpretando temas clássicos de Natal e alegrando as noites dos visitantes.

O grupo, composto por 20 músicos instrumentistas, se apresenta no Natal de Pato Branco há 10 anos, com músicas natalinas que, de acordo com o responsável, maestro Miro, tem o intuito de despertar alegria, paz e harmonia em todas as famílias. “É com muita felicidade que recebemos o carinho de pessoas da cidade, da região e até de outros países, fazendo fotos, nos abraçando e fazendo seus pedidos de Natal”, contou o maestro.

Festival de Food Truck

A já tradicional Feira Gastronômica contou com o Festival de Food Truck, novidade realizada na Rua Silvio Vidal, entre as ruas Tocantins e Goianazes, na lateral do Pavilhão São Pedro. No local, os food trucks ofereceram variadas opções gastronômicas, para atender os mais diversos públicos. Assim como nas edições anteriores, parte dos lucros foi revertida a instituições da cidade, a exemplo da Fundação Patobranquense do Bem Estar (Fundabem) e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Pato Branco (Apae).


Apenas nos finais de semana, a casa do bom velhinho recebeu mais de 120 mil pessoas – movimentação que mudou a rotina da cidade