Região

Mutirão de serviços é realizado no município de Palmas

O primeiro bairro contemplado foi o Serrinha (Foto: Assessoria)

Teve início, no último sábado (9), o projeto “Palmas em ação”. Desenvolvido pela Prefeitura de Palmas, a iniciativa tem como finalidade oferecer um mutirão de serviços, sendo que o primeiro bairro contemplado foi o Serrinha. Na ocasião, todas as secretarias e departamentos da Prefeitura realizaram um trabalho itinerante no bairro, levando até aquela localidade inúmeros benefícios e serviços de saúde, como aferição de pressão arterial, exames de glicemia e vacinação.

O Sine, o Procon, a Administração Fundiária e a Tributação também estiveram no local e prestaram serviços, esclarecendo dúvidas, expondo vagas de emprego e documentação, bem como explanando sobre os direitos do consumidor, habitação e orientação tributária.

Já o Departamento de Agricultura e Meio Ambiente realizou o plantio de flores e distribuição de ervas para chás e conscientização ambiental; a Infraestrutura, o Depaltran e o Urbanismo atuaram com a pavimentação e readequação de ruas, pintura de faixas e meio fios, bem como melhoria na iluminação pública em todo o bairro.

Além disso, a ação contou com parceiros, como o Sesc, que trouxe até a comunidade um bazar solidário que distribuiu gratuitamente mais de 1.000 peças de roupas; e a APP Animal, que fez orientação e cadastros para castração de fêmeas, a fim de evitar o crescimento populacional desordenado de cães e gatos, que na maioria das vezes são abandonados tornando-se animais de rua.

Ainda, equipes compostas por colaboradores da Educação e da Assistência Social foram até as residências para realizar um diagnóstico das principais demandas dos moradores. Também não faltou diversão para as crianças, que foram agraciadas com pipocas, algodão doce, pintura facial e apresentações artísticas, além de jogos e brincadeiras.

A secretária de Educação e primeira dama, Joseana Nicolaou, avaliou como muito positiva a ação, tendo em vista que foi possível através deste mutirão levantar as principais necessidades dos moradores, e através do questionário aplicado pelas equipes poderá ser feita uma avaliação, resolvendo os problemas pontuais e buscar solução para as demandas mais complexas.

O vice-prefeito, Cesar Pacheco Baptista (Baitaka), esteve presente no evento e também acompanhou as ações realizadas; conversou com moradores, bem como percorreu as ruas dos bairros, fazendo uma análise das necessidades e a melhor forma de atender àquela população.

O prefeito Kosmos Nicolaou também acompanhou o trabalho, realizou visitas e conversou com moradores, os quais lhe apresentaram seus pedidos e demandas. Para o prefeito, o trabalho foi muito positivo e atingiu o objetivo, pois, de acordo com ele, através desta ação é possível mensurar quais os principais serviços de melhorias a serem realizados em cada bairro e fazê-los de forma mais eficiente.

Também estiveram presentes os vereadores, Luiz Guesser e Paulo Banack, bem como as empresas que prestam serviços para a Prefeitura: Balsa Nova, realizando a limpeza de ruas e passeios públicos; Transsólidos, com o recolhimento de material reciclável e orgânico; e ACM Instaladora, que realizou a troca das lâmpadas para solucionar o problema de iluminação pública no bairro.

O projeto “Palmas em ação” é um evento que visa melhorias estruturais para todos os bairros da cidade. Os serviços que o bairro mais necessita são disponibilizados no dia, como limpeza, pintura de faixas e meio-fio, pavimentação, campanhas de saúde, eventos culturais e esportes.

As ações de cidadania para a população têm como principal objetivo oferecer uma verdadeira feira de serviços. A iniciativa visa diminuir a distância entre o poder público e a população, por meio de ações pontuais e intervenção urbana nos bairros.

O projeto é composto por uma ação global das secretarias e departamentos do município, que terá periodicidade mensal e atenderá todos os bairros da cidade. Os trabalhos serão iniciados uma semana antes nas localidades sendo finalizados no sábado com o mutirão, que será uma verdadeira festa para os moradores.

Classificados