Pato Branco

Mutirão com pais e professores revitaliza Escola Municipal Vila Izabel

No sábado (10), durante todo o dia, pais, professores e funcionários se dividiram nas tarefas e fizeram melhorias e reparos estruturais na instituição que atende 227 alunos, da educação infantil e ensino fundamental
Neste sábado (10), durante todo o dia, pais, professores e funcionários se dividiram nas tarefas e fizeram melhorias e reparos estruturais na instituição que atende 227 alunos, da educação infantil e ensino fundamental (Foto: Divulgação )

Quem disse que sábado não é dia de frequentar a escola? No bairro Vila Izabel, em Pato Branco, um grupo de pais, funcionários e professores deixaram a “folga” de lado e se uniram em mais um mutirão para revitalizar o espaço externo da Escola Municipal Vila Izabel.

Pais e professores uniram forças e revitalizam Escola Municipal Vila Izabel durante mutirão

Há dois na ativa, a APMF (Associação de Pais, Mestres e Funcionários) tem envolvido a comunidade escolar em projetos e parcerias, principalmente focados na melhoria da infraestrutura e metodologia pedagógica. E colocar literalmente a “mão na massa”, foi uma das iniciativas.

De acordo com a diretora Renata Bugança Scheleder, a Prefeitura de Pato Branco tem um cronograma de manutenção, e dá suporte sempre que necessário à instituição. No entanto, como não é possível atender todas as demandas, os próprios pais e moradores participam diretamente e são personagens fundamentais nos mutirões. Em 2018, para o início do ano letivo, a escola fechou a parceria com a administração, que comprou os materiais (tinta); já os pais, por meio da APMF, pagaram a mão de obra.

“No sábado, dia 10, nós pintamos os palanques, terminamos de construir a casinha que era um sonho antigo dos alunos, arrumamos o parquinho e construímos um piso. Além disso, os pais aproveitaram para realizar podas de árvore, corte de grama e passaram veneno em volta da escola. Muitas coisas são feitas pontualmente pela administração, mas os pais daqui sempre estão dispostos a ajudar e fazer mais. No dia do mutirão fizemos também uma confraternização. A direção percebe nitidamente que estes pais atuantes são diferentes e têm muito cuidado e zelo pela instituição.”

Edenilson Albani, presidente da Associação de Moradores do bairro Vila Isabel, contou que pais e professores se dedicaram durante todo o sábado, e o empenho visa à melhoria não apenas da escola, mas sim da comunidade em geral. “Fizemos a pintura em todo o entorno da escola e creche, e ainda o plantio de flores em pneus, pedriscos e jardinagem.”

Orgulhoso do trabalho, feito graças à força e união deste grupo de pessoas, o presidente disse que “em breve, a escola do bairro será uma das mais bonitas de nossa cidade, servindo de exemplo para a sociedade”. “Temos que mostrar que unidos podemos fazer a diferença. Eu gosto de citar uma frase que diz: ‘Para fazer a diferença, temos que ser diferentes’”.

A Escola Municipal Vila Izabel atende 227 alunos, matriculados na educação infantil e ensino fundamental.