Pato Branco

Município inaugura asfalto em quinta estrada rural

Programa já foi desempenhado nas comunidades de Independência, Nossa Senhora do Carmo, Passo da Ilha e São João Batista
Asfalto inaugurado tem extensão de 7,56 quilômetros (Foto: Rodinei Santos/Assessoria PMPB)

Na noite dessa quarta-feira (10), o Executivo de Pato Branco, inaugurou o asfalto da Estrada Municipal Pioneiro Cirilo Debastiani, que liga a comunidade de Sede Dom Carlos, a PR-493.

A obra integra o Programa Asfalto no Campo, criado em 2014, e que com o trecho inaugurado contempla mais de 41 quilômetros, realizados com recursos do Município, do Estado e do Governo Federal, na ordem de aproximadamente R$ 15,7 milhões.

De acordo com o Executivo, foram aplicados na obra da estrada Cirilo Debastiani, R$ 2.914.559,80. “Este asfalto é a continuidade de um programa [Asfalto no Campo], que é uma determinação que temos. Acredito que com esses dois trechos [Sede Dom Carlos e o que vem sendo executado em Sede Gavião], as principais ligações já estão praticamente feitas”, disse o prefeito Augustinho Zucchi, lembrando ainda a intenção de estender o programa para as comunidades de Fazenda da Barra, São Braz, Teolândia e Bela Vista.

“Neste momento estamos fazendo o [asfalto] da Sede Gavião, por isso não anunciamos um novo asfalto a ser iniciado”, afirmou Zucchi, que ao ser referir as quatro comunidades que aguardam pela pavimentação asfáltica, disse que “ficam para depois do término do que estamos realizando.”

Ele voltou a afirmar o desejo de colocar o município como “modelo ao país como apoio a força produtiva da agricultura.”

Moradora de Sede Dom Carlos há 30 anos, Eva Zaniol reside em Sede Dom Carlos e disse que “da estrada de terra até o asfalto está sendo uma transformação. Tanto de facilidade do nosso deslocamento quanto de costumes, pois ao invés dos nossos filhos precisarem mudar para a cidade para estudar e trabalhar, eles podem continuar aqui. Para entregarmos a nossa produção, também ficará mais rápido, economizando e gastando menos com manutenção dos caminhões.”

Recursos

Passada a eleição de domingo (7), na segunda-feira (8), Zucchi esteve em Curitiba para ver a situação de recursos tidos como fundamentais para obras anunciadas.

Entre os recursos o repasse do governo do Estado para a nova prefeitura e para a reconstrução do Teatro Municipal Naura Rigon.

Zucchi disse que nos próximos deve ser dado encaminhamento para a nova prefeitura, ao mesmo tempo que vem sendo aguardado o pagamento do seguro do teatro para o encaminhamento da licitação da nova estrutura.

Ainda com relação ao teatro Zucchi disse que “vou conversar com ela [governadora Cida Borghetti] e o compromisso assumido, ela vá cumprir.”

Classificados