Região

Município de Palmas adquire usina de triagem de recicláveis

Buscando criar condições de dignidade aos catadores de lixo reciclável e melhorar a renda na categoria, a Prefeitura de Palmas adquiriu uma usina de triagem de recicláveis.

Segundo o prefeito, Kosmos Nicolaou, este “é um investimento para proporcionar a valorização do ser humano, criando oportunidades e assegurando a melhoria da qualidade de vida para nossa comunidade”, disse.

A usina de triagem de recicláveis é fruto de um trabalho realizado no decorrer do ano. O projeto — em parceria entre a Prefeitura, o Instituto das Águas, a Sanepar e o Provopar Estadual — buscou capacitar um grupo de catadores de recicláveis quanto ao associativismo, a importância do trabalho em equipe, noções de segurança no trabalho e empreendedorismo. O grupo formado foi aquele que aceitou participar das reuniões ministradas por um técnico do Provopar Estadual.

Após este treinamento foi possível o questionamento quanto a intenção do grupo em formar uma associação de catadores no município. A partir disso, foi fundada a Associação dos Catadores de Palmas, atualmente composta por 15 membros.

A Associação possui CNPJ próprio e mesa diretora formada por um presidente, um secretário e um tesoureiro, além de três conselheiros fiscais.

Conforme Kosmos, a intenção no decorrer de 2019 é pôr em funcionamento tal associação, com a adesão de mais catadores, tirando-os das ruas e inserindo-os em um ambiente mais digno. “Estes trabalhadores irão ter um local apropriado para ganharem seu sustento. Ter uma vida digna e ganhar seu salário justo”.

A Prefeitura já recebeu equipamentos no valor de R$ 221.284,62; e agora vai entrar com a locação de um barracão para que seja montada toda a estrutura da usina. Também está prevista para o início deste ano a aquisição de um caminhão para coleta de materiais recicláveis, o qual também é fruto da constituição da Associação dos Catadores de Palmas e da Administração Municipal. Além disso, a Prefeitura se fará presente e prestará o apoio necessário para o bom funcionamento da associação.

Classificados