Pato Branco

Mostra Municipal de Teatro segue até o sábado

Teve início na quarta-feira (8) e segue até o sábado (11) em Pato Branco a Mostra Municipal de Teatro, organizada pelo Departamento Municipal de Cultura
A Biblioteca Municipal Professora Helena Braun é um dos locais onde as peças estão sendo apesentadas (Foto: Divulgação)

Teve início na quarta-feira (8) e segue até o sábado (11) em Pato Branco a Mostra Municipal de Teatro, organizada pelo Departamento Municipal de Cultura. São diversos espetáculos gratuitos, voltados a alunos das redes Municipal e Estadual de Educação. A comunidade em geral pode prestigiar, uma vez que as apresentações também acontecerão na praça Presidente Vargas e na Biblioteca Municipal Professora Helena Braun.

Na abertura da programação, na quarta, foi apresentado o espetáculo “Arte de Nóis”, do Grupo de Teatro Danko, realizado na Biblioteca Municipal Professora Helena Braun.

A Biblioteca Municipal Professora Helena Braun é um dos locais onde as peças estão sendo apesentadas / Crédito: Divulgação

“Dois espetáculos marcam a diferença de linguagem e o uso de espaços alternativos desta edição da Mostra: Café com Poesia e Arte de Nóis, que serão apresentados na Biblioteca Municipal”, comenta a diretora do Departamento Municipal de Cultura, Eliane Gauze.

“O nosso objetivo é, além de incentivar grupos do Município, trazer para a população espetáculos diferentes, com textos profundos e questionadores, explorando os diferentes espaços cênicos”, completa Eliane.

Programação

Apresentações abertas ao público ocorrerão, ainda, nesta sexta-feira (10), às 15h, na praça Presidente Vargas, com o espetáculo “Lugar de ser inútil”, do Grupo Olho Rasteiro. Ainda na sexta-feira (10), às 19h30, na Biblioteca Municipal Professora Helena Braun, acontecerá o “Café com Poesia”, do Grupo de Teatro do Departamento Municipal de Cultura.

No sábado (11), o Grupo Olho Rasteiro apresentará o espetáculo Terreno Baldio, às 17h30, na Praça Presidente Vargas. “Esses artistas têm uma linguagem única de teatro de rua, com encenações que vão de 50 minutos a 1 hora, com textos críticos e que envolvem a plateia”, conta Eliane.

As demais apresentações serão voltadas a alunos e professores da Rede Municipal e Estadual de Educação, e ocorrerão na Escola Municipal Passo da Ilha, Escola Municipal do Bairro Planalto (Caic), Escola Municipal Juvenal Cardoso, Colégio Estadual Castro Alves e Colégio Estadual Agostinho Pereira.

“A Mostra de Teatro é a mais antiga manifestação cultural do Município, pois é realizada desde a década de 1950 e, a cada nova edição, retorna com uma linguagem diferente. Neste ano, daremos destaque ao teatro na escola, enaltecendo a poesia, o teatro educativo e o teatro de rua”, enfatiza a diretora do Departamento Municipal de Cultura.