Mundo

Morre Samuel Frobisher Owori, presidente do Rotary Internacional

Notícia entristeceu os rotarianos de todo o mundo nesta semana. Sam faleceu na quinta-feira, depois de complicações cirúrgicas. Ele era associado ao Rotary de Uganda há 38 anos
Morre um dos nomes mais fortes do Rotary mundial: o presidente internacional Sam Owori (Foto: Divulgação )
Presidente do Rotary Internacional morreu nesta quinta-feira 

Na manhã deste sábado (14), a Fundação Rotária mundial, precisou receber uma notícia bastante triste. Morreu, inesperadamente, por complicações pós-cirúrgicas, Sam Owori, presidente eleito do Rotary Internacional. Sam era associado do Rotary Club de Kampala, em Uganda, há 38 anos. O presidente faleceu nesta quinta-feira, dia 13 de julho. 

Em uma de suas declarações à imprensa no ano passado, Sam disse: “O Rotary é um estilo de vida para mim – alicerçado em um valor intrínseco e responsabilidade pelo semelhante. Estou altamente satisfeito em saber que, por meio do Rotary, sou capaz de ajudar muitas pessoas.”

Como o 108° presidente do RI, o mandato de Sam iniciaria em 1° de julho de 2018.

“Temos que nos lembrar do Sam como o rotariano brilhante e dedicado que ele era”, falou emocionado o presidente do Rotary, Ian Riseley. “Neste momento de extremo pesar, tenhamos em nossos pensamentos a esposa de Sam, Norah, toda a família Owori e os milhões de amigos que ele fez em vida.”

Sob a liderança de Sam, em 29 anos o número de clubes em Uganda subiu de nove para 89.

Sam via os rotarianos como pessoas de “uma paixão incrível por fazer a diferença” e nutria a vontade de “canalizar todo o entusiasmo e orgulho dos associados nas nossas iniciativas, de forma que todo projeto fosse um manancial de paz e prosperidade”.