Pato Branco

Mestrado em Desenvolvimento Regional está com inscrições abertas

Segue até o dia 2 de agosto as inscrições para o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) de Pato Branco.
O coordenador do PPGDR, Gilson Santos e o diretor de pesquisa e pós-graduação da UTFPR, Sandro Bertoluzzi

Segue até o dia 2 de agosto as inscrições para o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) de Pato Branco. O edital aberto, é para a seleção da turma de 2019 do curso de mestrado.

Ao todo, são ofertadas 30 vagas disponíveis e três adicionais para candidatos oriundos de países com os quais o Brasil mantém acordo de cooperação educacional, cultural ou de ciência e tecnologia.

As vagas serão distribuídas entre as linhas de pesquisa; 12 para a linha de Educação e Desenvolvimento e 18 vagas para a linha Regionalidade e Desenvolvimento, de acordo com a disponibilidade de orientação dos professores. Ainda de acordo com o edital, as vagas não preenchidas em alguma das linhas, poderão ser remanejadas a critério do colegiado.

Segundo o coordenador do programa, professor Gilson Ditzel Santos, o PPGDR, já tem 133 concluintes, inclusive com ex-alunos estrangeiros.

O diretor de pesquisa e pós-graduação da UTFPR, Sandro Bertoluzzi destaca que o programa de Desenvolvimento Regional é multidisciplinar, portanto, abrange diversas áreas do conhecimento, possibilitando assim graduados em diversas áreas ingressarem no programa.

“Isso faz com que o programa sempre tenha uma boa procura de candidatos, em média 100 candidatos por processo seletivo”, pontua Bertoluzzi.

Aberto em 2010, em 2019, o PPGDR terá sua décima turma de mestrado e a universidade já está com o projeto em desenvolvimento no Capes, para a oferta de doutorado em Desenvolvimento Regional.

Seleção

O processo de seleção será dividido em três etapas, todas de caráter eliminatório e classificatório: prova dissertativa; análise da proposta de pesquisa do candidato e pontuação do currículo e arguição. O resultado final do processo de seleção será divulgado até o dia 21 de novembro de 2018. O período de matrícula será definido pelo calendário da UTFPR e divulgado na página do PPGDR.

O coordenador do PPGDR, Gilson Santos e o diretor de pesquisa e pós-graduação da UTFPR, Sandro Bertoluzzi

 

 

 

 

Classificados