Pato Branco

MEC publica portaria do curso de odontologia

Segundo Wellington Lima, neste primeiro vestibular serão ofertadas 50 vagas (Foto: Arquivo)

O Ministério da Educação (MEC), publicou em Diário Oficial da segunda-feira (10), a portaria para a oferta do curso de odontologia para a Faculdade de Pato Branco (Fadep).

Segundo o coordenador Wellington Lima, a faculdade vinha há mais de dois anos buscando a viabilidade do curso, que com a publicação da portaria de autorização, já será ofertado no próximo vestibular, em novembro.

“Já tínhamos o sinal positivo do MEC pela provação do curso, contudo, aguardávamos a publicação em Diário Oficial”, afirma o coordenador esclarecendo que a Fadep teve a autorização para a oferta de 100 vagas, no entanto, no primeiro vestibular serão abertas 50 vagas.

Lima também pontua que o curso será semestral, com duração de nove semestres (4 anos e meio), de forma integral. “O curso é integral, mas foi planejado para que os alunos tenham períodos livres, de estudo”, explicando assim que em alguns dias os alunos terão manhãs ou tardes livres, ao mesmo tempo que em alguns dias terão aulas nos dois períodos.

Ele ainda comenta que o quadro de docentes que atualmente compõem o curso é de profissionais da região.

Baseado no estudo feito para a oferta do curso, que levou em consideração a oferta no Sudoeste e regiões próximas, como oeste de Santa Catarina e centro-sul do Paraná, Lima pontua que “a intenção é ofertarmos um curso diferenciado.”

Segundo o coordenador, com a implantação do curso de medicina na instituição, passou a ser possível a interdisciplinaridade entre os cursos da área de saúde. “Temos uma grade que possibilita um ensino de qualidade, que vai possibilitar aos nossos alunos uma formação ampla [atendimento privado e saúde pública]”, pontuou Lima, falando que o programa do curso prevê atendimento a pacientes a partir do quinto semestre em atividades internas, mas também programas de extensão.

Classificados