Pato Branco

Maestro Guido Brod recebe título de comendador

Honraria foi entregue pela Sociedade Brasileira de Artes, Cultura e Ensino, de Campinas em São Paulo, por meio da Ordem do Mérito Cultural Carlos Gomes

Pelos mais de 40 anos dedicados à cultura na região Sudoeste e em Pato Branco, o professor e maestro Guido Brod foi reconhecido com o título de comendador da Sociedade Brasileira de Artes, Cultura e Ensino - Ordem do Mérito Cultural “Carlos Gomes”.

Professor Guido Brod recebeu as medalhas e o certificado pelo trabalho desenvolvido durante mais de 40 anos com arte e cultura, especialmente com os corais

A premiação ocorreu em novembro do ano passado, e foi uma grata surpresa ao maestro. “Não esperava receber esse presente de grande responsabilidade. É uma premiação do tempo em que trabalhei desenvolvendo a cultura como maestro. Vários colegas receberam o título, mas, como patrono da música, fui o único representante do Paraná.”

A indicação de Guido Brod foi feita por um amigo maestro que atua em Cascavel, e o professor pato-branquense fez questão de dividir a honra com os demais colegas e familiares. “Eu devo essas medalhas e certificado ao coral Renascer Chama Viva, porque graças a eles consigo trabalhar. A dedicação dos cantores com quase 30 anos de atividade, me motivam ainda mais. E não posso deixar de dizer a mesma coisa para os incentivadores lá de casa: Lúcia, Marta e Fernando. Muitas vezes ‘desapareci’ do lar para me dedicar à atividade e o apoio deles sempre foi fundamental. Eu louvo a Deus por esse mérito, e agora sei que tenho mais responsabilidades.”

O maestro também agradeceu o grande apoio do empresário Cláudio Petrycoski, mantenedor do coral por meio dos Institutos Prosdócimo Guerra e Theóphilo Petrycoski. “O prêmio também é dele e dos institutos, pois sua presença para nós é um incentivo.”