Esportes

Jogos Inter Atléticas terá Pato Branco como sede

A terceira edição do Joia Sudoeste (Jogos Inter Atléticas) será sediada por Pato Branco, uma competição esportiva dividida entre várias categorias de jogos que são disputadas entre as atléticas universitárias do sudoeste do Paraná. Promovido pela Lasp (Liga das Atléticas do Sudoeste do Paraná), de 1º a 4 de novembro, a cidade receberá centenas de universitários que disputarão 16 modalidades, incluindo, futsal, basquete, handebol, atletismo, vôlei de praia e tênis de mesa (todos com categoria masculino e feminino), xadrez misto e futebol masculino.

Conforme Clacir Surdi, secretário da Comissão Organizadora, a liga das Atléticas hoje é composta por 10 atléticas: Atlética de Direito da Unipar Francisco Beltrão, Atlética de Engenharia da UTFPR Francisco Beltrão, Atlética de Engenharia da UTFPR Pato Branco, Atlética de Medicina da Unioeste Francisco Beltrão, Atlética da UFFS Realeza, Atlética da Unisep Dois Vizinhos e Francisco Beltrão, Atlética da UTFPR Dois Vizinhos, Atlética IFPR- Palmas, Atlética de Direito do Cesul – Francisco Beltrão e Atlética de engenharia da Fadep Pato Branco.

Surdi explicou que todo ano são eleitas quatro atléticas para ficarem à frente da organização dos jogos. Este ano, a presidência ficou com a UTFPR-Fracisco Beltrão, a secretaria de Esportes com a UTFPR- Pato Branco, a secretaria geral CESUL- Francisco Beltrão e a tesouraria com IFPR Palmas. “Essas atléticas enviam uma ou mais pessoas de sua diretoria para integrar a Comissão Organizadora”, conta.

Além disso, a cada edição uma nova atlética passa a fazer parte dos jogos. “Todo ano tem um processo seletivo, no qual recebemos carta de apresentação das atléticas interessadas em participar, e escolhemos uma para ingressar na liga naquele ano. Ela entra como convidada e no ano seguinte se torna efetiva, podendo votar para uma nova atlética entrar como convidada. Tem uma adesão bem grande, esse ano recebemos cinco cartas de inscrição e a gente aprovou a Atlética de Engenharia da Fadep”, conta.

As regras dos jogos, no entanto, são definidas por Estatuto, e a atlética que somar mais pontos no total de todas as modalidades é a grande campeã.

Além dos jogos, durante as noites do evento serão realizadas várias festas. “Esse é o nosso maior momento de integração, no qual todas as atléticas se juntam e deixam a rivalidade na quadra para festejar”, garante.

Além do Joia Sudoeste, no Paraná existem os Joias Fronteira, Oeste, Curitiba e Maringá. “Esses têm nível regional e municipal, porém os jogos universitários têm uma cultura muito grande. O Engenharia das Paranaense, por exemplo, hoje abrange todas as atléticas de engenharia do Paraná, assim como os jogos Jurídicos, mas com as atléticas de Direito”, diz Surdi.

Classificados