Cultura

Jogos de tabuleiro: opções para aproveitar as férias

Imagem & Ação é um jogo em que os participantes desenham para que os demais adivinhem a palavra ou expressão (Foto: Helmuth Kühl)

Férias, tempo de sobra para aproveitar com a família e os amigos. Entretanto, se não é possível viajar; ficar em casa pode se tornar algo entediante, em frente à televisão ou ao computador.

Assim, que tal convidar a todos para se divertir com jogos de tabuleiro? Alguns são novidades, outros são verdadeiros clássicos. Confira algumas sugestões tradicionais, que agradam desde as crianças até os adultos.

Imagem & Ação

Este é um jogo de desenho e adivinhação, em que cada jogador será o desenhista e, na sua vez, precisa passar à sua equipe uma palavra ou expressão.

Entretanto, é proibida da utilização de gestos ou mímicas, assim como falar ou escrever letras e números. O que vale é, exclusivamente, a criatividade em forma de desenhos, sendo que os únicos instrumentos que o desenhista tem a disposição são um lápis e um papel.

Podem participar quatro ou mais participantes deste jogo, que conta com milhares de palavras ou expressões, divididas em seis categorias. Diversão garantida!

Perfil

Este clássico conta com várias edições, e consiste em estimular a desenvolver conhecimentos gerais e a capacidade de dedução. A cada rodada é sorteada uma carta, em que os jogadores recebem dicas sobre pessoas, anos, coisas ou lugares, a fim de que se adivinhe de quem é o Perfil em questão.

Quanto menos dicas forem utilizadas para descobrir o Perfil da rodada, mais pontos o jogador conquista. Podem jogar entre dois e seis participantes, sendo indicado para maiores de 12 anos.

Banco Imobiliário

Outro jogo tradicional é o Banco Imobiliário, que tem como objetivo conseguir cuidar bem do dinheiro e dos investimentos, sendo que o último jogador a falir é o vencedor.

Para isso, todos os participantes começam o jogo com uma determinada quantia em dinheiro, e devem diversificar os investimentos, com compra e venda de propriedades. Podem jogar também entre dois e seis participantes, sendo indicado para maiores de oito anos.

War

Neste jogo de estratégia, cada jogador precisa usar toda a sua habilidade militar para conquistar territórios e continentes, derrotando seus adversários.

Podem jogar entre três e seis participantes, sendo indicado para maiores de dez anos.

Classificados