Pato Branco

Inventum e Campus Weekend recebem últimos preparativos

(Foto: Helmuth Kühl)

A partir desta sexta-feira, 13, quando acontece a abertura da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco – Inventum 2017, Pato Branco respirará tecnologia por uma semana.

A programação começa às 19h, com a cerimônia de abertura. No final de semanas as ações da Inventum continuam e, paralelamente, é a vez da Campus Weekend – uma versão da maior feira de tecnologia do mundo, a Campus Party – estrear em Pato Branco, reunindo palestras, workshops, oficinas, networking com campuseiros e competições. Na segunda-feira, com o término da Campus, começam as palestras da Inventum.

Nesta semana, os organizadores realizam os últimos preparativos e tentam superar os obstáculos impostos pelas chuvas constantes nos últimos dias. “Mesmo com o mau tempo as coisas estão se encaminhando e até sexta-feira vai estar tudo organizado, fruto de um trabalho planejado”, afirma o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Géri Natalino Dutra.

De acordo com ele, a chuva não comprometerá a programação do evento, caso se mantenha até abertura. “Vamos usar todo o espaço do Parque de Exposições. Se eventualmente chover no sábado e domingo, vamos precisar fazer algumas adaptação dos horários. A grande parte das palestras é em área fechada. Já a Corrida Maluca, por exemplo, ocorre no kartódromo. Se tiver chovendo, não tem como ser realizar”.

 

Hoteis lotados

A expectativa de público para os dois eventos é de 100 mil pessoas. As escolas terão participação maciça. Por turno, 40 ônibus devem levar alunos até o parque. O movimento atrai também pessoas de fora. Os hotéis de Pato Branco estarão com alta ocupação, principalmente entre sexta-feira e a segunda-feira, 16.

“O movimento está bom, principalmente por ser numa semana com feriado, quando normalmente a procura é baixa. Temos reservas de Minas, São Paulo, Santa Catarina e diferentes municípios do Paraná. O ganho é para todo o comércio local”, afirma Leonardo Camozzato, presidente do Sindicato de Hoteis, Bares, Restaueantes e similares de Pato Branco e região.

Géri salienta que a programação da Inventum, que somará 300 horas,  é gratuita – e que a entrada está sendo cobrada apenas para quem participar da Campus Weeekend.

A estrutura contará com internet de alta velocidade, que será disponibilizada pela Ampernet, com wi-fi distribuído em todo o parque.

 

Acampamento

Os participantes da Inventum poderão ficar alojados no camping que funcionará durante a feira, de forma gratuita. Basta se inscrever no endereço www.inventum.org.br, no link “inscrições” e preencher o formulário, bem como o termo de responsabilidade. Será necessário levar as barracas.

A área de camping da Inventum 2017 será coberta, terá capacidade para 500 barracas e contará com segurança 24 horas. Não será permitido o consumo de álcool no local. Para acampar, o visitante deverá ter, no mínimo, 18 anos. O camping funcionará a partir das 08h30 no dia 14 de outubro, até às 22h do dia 18/10.

“O participante terá a infraestrutura básica para acomodar sua barraca, além de banheiros com chuveiros. Também terão espaço para conexão de computadores na Internet, além de wi-fi em todo espaço da feira”, conta o secretário.

 

Previsão do tempo

A previsão é de chuva para os próximos dias, mas em menor intensidade, variando entre 6 milímetros e 13 milímetros. Para o sábado, a previsão é de 5 milímetros. No domingo, o tempo deve se firmar, com céu aberto.

 

A Inventum

Quem visitar a Inventum poderá conferir competições, exposições, museus, áreas temáticas, palestras, workshops, hackathons, camping, entre outras atrações.

Nas palestras, destaque para André Noel, do “Vida de programador”, Iberê Thenório, do canal “Manual do Mundo”, o medalhista olímpico Marcelo Negrão e o músico Thedy Corrêa, vocalista do Nenhum de Nós. Haverá, ainda, debate com os youtubers Gustavo Angheben, do “Assopra Fitas” e Dayana Lângaro, do “Vogue&Mode”. O diretor da Divisão Labbs do Banco do Brasil, Alexandre Lima, também integrará a programação, e falará sobre soluções digitais que ainda não foram lançadas.

Ao todo, a Inventum contará com 23 palestras e oficinas, que integram a programação do Tecsul 2017 que, assim como nas edições anteriores da feira, agregará conhecimento e produção de conteúdo, reunindo profissionais de renome nacional.

Na abertura das palestras do Tecsul 2017, dentro da Inventum, no dia 16/10, às 19h, na Sociedade Rural, acontecerá a palestra do medalhista olímpico de vôlei do Brasil, Marcelo Negrão, que falará da sua história de conquistas no esporte.

No mesmo dia, 16/10, também haverá a palestra do youtuber André Noel, do site “Vida de programador”, às 19h, no auditório do Centro Regional de Eventos. A palestra retratará, de forma bem humorada, a profissão de programador de computadores.

Na terça-feira, 17/10, às 19h, na Sociedade Rural, Alexandre Lima, do Banco do Brasil, contará como a instituição, com 200 anos de atuação no mercado, está se tornando líder em tecnologia bancária. Na sequência, às 20h, também na Sociedade Rural, Iberê Thenório, do canal no YouTube “Manual do Mundo”, com aproximadamente 9 milhões de seguidores, fará experimentos científicos em várias áreas, explicando situações do cotidiano e suas relações científicas.

Ainda na terça-feira, 17/10, às 19h, na Arena Multiuso da Sociedade Rural, haverá o “youtubers time”, com Gusang (Gustavo Angheben) e Dayana Lângaro, contando suas experiências sobre esse novo espaço de comunicação que se difunde exponencialmente, o YouTube. Gusang, pato-branquense, tem o canal “Assopra Fitas”, sobre jogos, com mais de 2 milhões de seguidores. Dayana, também pato-branquense, tem o canal “Vogue & Mode”, sobre moda e influência digital.

Na quarta-feira, 18/10, às 19h30, na Sociedade Rural, acontecerá a palestra de encerramento da Inventum 2017, com Thedy Corrêa, vocalista da Banda Nenhum de Nós. A palestra terá como tema empreendedorismo e música, ressaltando a importância do trabalho em equipe. Thedy contará passagens importantes da banda e a origem das suas principais músicas, sendo que, em alguns momentos, também interpretará sucessos da sua carreira.

Durante a programação da Inventum 2017, também serão realizadas outras palestras, workshops e oficinas. A programação completa pode ser conferida em www.inventum.org.br. Assim como aconteceu nas edições anteriores, para participar das atividades da Inventum não haverá cobrança de ingresso, em que o acesso ao Parque de Exposições também será gratuito. Contudo, para assistir as palestras, é preciso se credenciar, gratuitamente, pelo site www.inventum.org.br – até porque os participantes receberão certificação.

 

A Campus Weekend

A Campus Weekend Pato Branco já conta com algumas atrações confirmadas. O evento acontece entre os dias 14 e 15 de outubro, no Parque de Exposições de Pato Branco, dentro da Inventum - Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, que conta com a parceria de universidades, entidades e empresas e é uma co-realização da Prefeitura de Pato Branco.

O magistral confirmado desta edição é Paul Zaloom, o Beakman, como um dos palestrantes principais do evento. O ator e cineasta irá apresentar ao vivo diversas demonstrações de ciência com o seu característico humor. Além de Beakman, um dos palestrantes confirmados para o palco principal é o brasileiro com vaga reservada para uma viagem suborbital Marcos Roberto Palhares, pioneiro no voo civil ao espaço.

Representante no Brasil da empresa pioneira em turismo espacial - Virgin Galactic, na função de Accredited Space Agent; Marcos fará um contexto histórico da exploração e do turismo especial. Como a tecnologia está avançando para levar o ser humano fora da Terra? Como a iniciativa privada está ajudando nesse avanço? Estas são algumas das perguntas a serem respondidas na palestra “O céu não é o limite”.

Os drones estão cada vez mais presentes no dia-a-dia das pessoas e em quase todos os setores da economia. Carlos Cândido, doutorando em Computação Natural, é o palestrante à frente do tema, trazendo mais detalhes de projetos como o uso de drones no combate à dengue, drones para o transporte de pessoas e mercadorias, o cenário das corridas de drones, entre outros. Saiba o que está sendo desenvolvido nos laboratórios e universidades no Brasil e no mundo.

Os influenciadores digitais Irmãos Piologo também marcarão presença na CPMG2 para contar como foi a trajetória da dupla rumo ao sucesso. Além desta, outras palestras já estão confirmadas. Serão mais de 90 horas de conteúdo, com mais de 70 palestrantes nacionais e internacionais que se apresentarão em quatro palcos - Feel The Future, Criatividade e Entretenimento, Ciência e Inovação e Empreendedorismo – para falar sobre temas como computação quântica, detecção de ondas gravitacionais, empreendedorismo, e muito mais. Seguem abaixo outras palestras que serão destaques na Arena da Pato Branco Campus Weekend.

A Campus Party é a maior experiência tecnológica do mundo que reúne jovens geeks em um festival de inovação, criatividade, ciência, empreendedorismo e universo digital.

A programação completa pode ser acessada no site http://brasil.campus-party.org/cpweekend-pato-branco