Pato Branco

Inscrições para novos alunos dos laboratórios Include seguem até 30 de janeiro

Estão sendo ofertadas 150 novas vagas para cursos gratuitos que apresentam a robótica educativa a jovens pato-branquenses
["Est\u00e3o sendo ofertadas 150 vagas para as novas turmas "] (Foto: Assessoria PMPB)

Em agosto de 2018, Pato Branco recebeu dois Laboratórios Tecnológicos de Acesso Público, Include, situados nos bairros Alvorada e Planalto. A iniciativa é da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e da Secretaria Municipal de Assistência Social, juntamente com Instituto Campus Party (ICP), Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico e Social (Irdes), Fogões Petrycoski, Sebrae/PR e o Instituto Nova Ágora de Cidadania (INAC), ligado ao Ministério de Ciência e Tecnologia.

Para as novas turmas de 2019, estão sendo ofertadas 150 vagas. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até 30 de janeiro, pelo endereço eletrônico www.patobranco.pr.gov.br/include. Nele, há o link para um formulário, que deve ser preenchido com os dados do candidato interessado em ingressar nos cursos, que são baseados na robótica educativa. Para participar é necessário ter entre 10 e 18 anos, morar em Pato Branco e ser, preferencialmente, estudante da rede pública de ensino.

De acordo com o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, Géri Natalino Dutra, 100 jovens pato-branquenses participaram das capacitações em 2018. Ele lembra que, para participar, não é necessário ter um conhecimento prévio. “Queremos atrair novos alunos, para que façam parte deste projeto inovador, que acompanha o planejamento que estamos realizando em Pato Branco, voltado ao fomento da ciência, da inovação e da tecnologia em todos os níveis da sociedade. Inserir as crianças nesse ambiente também representa a possibilidade de mudar a realidade dos alunos, que conhecem e vislumbram novas perspectivas para suas vidas, bem como para as suas comunidades”, enfatiza Géri.

Os cursos

Os cursos são gratuitos e contemplam a metodologia da Tron. Os conteúdos do primeiro módulo abrangem desde programação, eletrônica básica, mecânica, ferramentas, robótica educacional, maker e aplicada, até conhecimento em drones. Já o segundo módulo oferece modelagem 3D, impressão 3D e noções básicas de aplicativo.

“Não sabemos como será o futuro, mas sabemos que conhecimentos sobre tecnologia serão fundamentais. E os Laboratórios Include estão sendo criados para democratizar o acesso a esse conhecimento. Em Pato Branco, nosso objetivo para esse semestre é ampliar o número de alunos atendidos e promover uma formação mais voltada ao desenvolvimento de projetos de tecnologia”, explica a embaixadora Include, Sidiane Zanin.

Os Laboratórios Include Pato Branco

No Bairro Planalto, o laboratório fica na Rua das Garças, 661. O endereço no Bairro Alvorada é Travessa Ipacaraí, 51. Para mais informações sobre o Include, basta entrar em contato com o coordenador e instrutor dos Laboratórios em Pato Branco, Alexandre de Souza, pelo (46) 99982-3416. Mais informações podem ser obtidas, ainda, junto a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, pelo (46) 3220 - 6080.

Classificados