Região

Grupo de Gestantes atende grávidas de Chopinzinho

(Foto: Divulgação)

Há 4 anos, as mulheres de Chopinzinho contam com o Grupo de Gestantes, coordenado pela Secretaria de Saúde e que visa gestações cada vez mais saudáveis. O Grupo promove encontros mensais para as grávidas e seus acompanhantes. Às quartas-feiras, na Academia da Saúde e às segundas-feiras, no próprio Hospital — voltado para as gestantes que já passaram dos 6 meses de gravidez.

Em cada encontro, o grupo conta com a presença de cerca de 20 mulheres. Na ocasião, um profissional da saúde é responsável por passar orientações as futuras mães. Participam fisioterapeuta, nutricionista, enfermeira, obstetra, pediatra, psicólogo, fonoaudiólogo e odontólogo. As grávidas que participam de ao menos cinco encontros, ao final recebem kit ofertado pelo Município.

Neste kit as mães encontram produtos variados, como bolsa materna, pijama, produtos de higiene pessoal para mãe e bebê (como gaze, fralda, shampoo e sabonete), termômetro e cobertor. Já o encontro no Hospital foca na proximidade do parto, procedimentos hospitalares, aleitamento e alojamento.

Assim que as mulheres descobrem a gravidez, a equipe do Programa Saúde da Família (PSF) da localidade repassa informações sobre o Grupo de Gestantes e o cronograma de encontros. “O benefício para as mulheres é muito grande. Aqui orientamos, tanto das mudanças físicas e psicológicas na gestação quanto a questão dos cuidados com higiene, alimentação, todo o processo gestacional até o parto”, conta uma das coordenadoras do grupo, a enfermeira Francielli Guzzo

Os encontros se tornam importantes para que a gestante conheça melhor o período que está passando, incluindo o puerpério. As enfermeiras relatam que por terem participado, as mulheres se sentem mais seguras e bem informadas, facilitando o manejo com o bebê.