Pato Branco

Exército realiza manobra na BR-158

Alguns motoristas que trafegavam pela BR-158 na manhã de ontem foram abordados pelo Exército (Foto: Helmuth Kühl/Diário do Sudoeste)

Na quarta-feira (20), a 15ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada de Palmas realizou a operação de posto de bloqueio e controle de estradas, na rodovia BR- 158, em Pato Branco.

A ação, que faz parte de uma ordem emitida pela 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada de Cascavel para suas organizações militares subordinadas, localizadas no Oeste e Sudoeste do Paraná, é um treinamento das tropas do Exército.

“Aproveitamos este exercício de adestramento para fazer o controle de alguma entrada ou saída de ilícitos, aqui do território, do trânsito fronteiriço”, esclareceu o chefe de operações, major Frederico Toscano Barreto.

O major explicou ainda que o treinamento é feito dentro da faixa de fronteira. “Realizamos essas operações em até 150 km de distância da fronteira, para dentro do território brasileiro, onde o exercício está amparado por lei para atuar isoladamente ou em coordenação com os órgãos de segurança pública ou agências reguladoras como o Ibama, por exemplo”.

Segundo o capitão adjunto da Comunicação Social da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada de Cascavel, Antônio Carlos dos Santos, a ação de ontem, é uma atividade normal de monitoramento e repressão aos crimes transfronteiriços, realizada pelo Exército em todas as partes de fronteira, durante todo o ano, combatendo o tráfico de drogas, armas, contrabando, entre outros crimes.

O capitão Antônio explicou que, o comandante da Companhia de Palmas foi quem escolheu o local e o horário para realizar a ação, pois “ele tem autonomia, dentro da sua área de responsabilidade para decidir qual será o melhor local de ponto de bloqueio para fazer o controle das estradas”. Estes treinamentos, segundo Antônio, podem durar até 12 horas.

*Estagiária que escreve sob a supervisão de Marcilei Rossi

Classificados