Região

Envelhecimento saudável é tema de palestra em Verê

["Encontro apresentou esclarecimentos a idosos do munic\u00edpio"] (Foto: Assessoria)

Buscando sempre atender da melhor forma todos os setores da sociedade, a Administração Municipal de Verê, por meio do CRAS desenvolve no Município projetos e programas disponibilizados pelo Governo Federal. Um deles é o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) com uma grande atuação com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, onde são realizadas diversas oficinas e acompanhamento diário em contraturno escolar.

Recentemente foi realizado em Verê, o Encontro do SCFV ‘Melhor Idade’, cujo tema foi o envelhecimento saudável. “Para trazer esclarecimentos para esse grupo de pessoas idosas ou da melhor idade, convidamos o professor e fisioterapeuta Jeferson André Bortolin, Especialista em Fisiologia do Exercício e Mestre em Ciências da Saúde, que abordou vários aspectos referentes a Gerontologia e Envelhecimento Saudável”, explicou Ediane Julianoti, Assistente Social do Município de Verê.

Participaram do encontro cerca de 40 idosos, que ao final puderam confraternizar com um coquetel oferecido pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

O que é o SCFV?
O SCFV é um serviço da Proteção Social Básica do SUAS que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF).
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) realiza atendimentos em grupo. São atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários. É uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.
Podem participar crianças, jovens e adultos; pessoas com deficiência; pessoas que sofreram violência, vítimas de trabalho infantil, jovens e crianças fora da escola, jovens que cumprem medidas socioeducativas, idosos sem amparo da família e da comunidade ou sem acesso a serviços sociais, além de outras pessoas inseridas no Cadastro Único.

Objetivo
O serviço tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. O SCFV possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários.

Classificados