Pato Branco

Em PB, coleta de lixo eletroeletrônico acontece neste sábado

Evento será a partir das 8h na Praça Presidente Vargas. É a hora de descartar todo equipamento quebrado ou sem uso, e dar destino correto ao lixo
Coleta será das 8h às 12h na Praça Presidente Vargas (Foto: Helmuth Kühl)

Neste sábado (14), o município de Pato Branco realiza mais uma Coleta de Lixos Eletroeletrônicos, pilhas e baterias. Será na Praça Presidente Vargas, no centro da cidade, das 8h às 12h. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Nelson Bertani, no local será recolhido aparelhos de TV, fogões, geladeiras, monitores de computador, mouses, teclados, pilhas, impressoras, celulares, baterias, carregadores e outros aparelhos eletroeletrônicos.

Coleta será das 8h às 12h na Praça Presidente Vargas

O descarte é feito quando os equipamentos apresentam defeito ou se tornam ultrapassados. Mas este descarte não pode ser feito no meio ambiente. Os aparelhos possuem substâncias químicas (chumbo, cádmio, mercúrio, berílio, etc.) em suas composições, que podem provocar contaminação de solo e água. Além disso, as sustâncias podem provocar doenças graves. No meio ambiente, a quantidade de plástico, metais e vidro presentes nos equipamentos demoram muito tempo para se decompor, causando danos.

Por isso, ações como essa, realizada na Praça Presidente Vargas, são importantes. O descarte correto faz parte da Logística Reversa, onde fabricante, revendedor e consumidor também são responsáveis pelo destino final do lixo que produzem.

O secretário lembrou ainda, que o descarte não se trata de um bazar. Não será doado nenhum equipamento, e sim, será dado ao aparelho o destino correto.

Você sabia?

- Cerca de 40 milhões de toneladas de lixo eletrônico são gerados por ano no mundo;

- Entre os países emergentes, o Brasil é o país que mais gera lixo eletrônico;

- A cada ano o Brasil descarta, em média, 97 mil toneladas métricas de computadores; 2,2 mil toneladas de celulares; 17,2 mil toneladas de impressoras. (Fonte: Pnuma - Programa da ONU para o Meio Ambiente).