Saúde

Dicas para um envelhecimento ativo

A médica geriatra Giana Daclê Telles extraiu algumas dicas da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia para ter um envelhecimento ativo. Confira:

 

  • Cuide da pressão arterial
  • Evite a obesidade
  • Não fume
  • Faça exercícios aeróbicos
  • Pratique esportes
  • Elimine as tensões e estresse organizando melhor a sua vida, fugindo de problemas
  • Controle as gorduras sanguíneas, já que as lipoproteínas, colesterol e triglicerídeos fora dos limites normais predispõe a arteriosclerose, infarto, derrames cerebrais, etc
  • Faça a gestão adequada de vitaminas. Falta ou excesso causam consequências danosas
  • Não se esqueça de consumir cobre, zinco, manganês, selênio, vitais para o organismo.
  • Nunca tome medicamentos sem orientação médica.
  • Evite as dietas da moda e fuja dos medicamentos moderadores de apetite.
  • Controle sua glicemia.
  • Tenha cuidado com bebidas alcoolicas
  • Cuide da viscosidade do seu sangue
  • Troque sobremesas açucaradas por frutas e adoce com mel
  • Evite o quanto puder frituras, leite integral, nata, creme e manteiga de leite, gema de ovos, maionese, queijos curados, carnes gordas, miúdos, embutidos em geral (frios), toucinho, banhas, frutos do mar (crustáceos) e todos os alimentos que contém gordura hidrogenada.
  • Viva a vida dentro das normas sociais, porém nunca viva em função total delas, não se apegue a normas e “tabus”, ignore os preconceitos, seja “autêntico”, não viva em função do que os outros pensam; valorize você mesmo. Evite sempre que possível fazer o que não gosta. Um preconceito inaceitável é com relação à sexualidade. É importante exercitá-la.
  • Tenha um “hobby”, dedique parte do seu tempo a ele.
  • Conviva com outras pessoas, amigos e familiares, fuja do isolamento e da solidão.
  • 2 ou 3 vezes por semana substitua a carne vermelha (bovina) por carne branca (frango e/ou peixe)
  • Cuide de seu organismo tanto ou mais que de suas coisas.  nada é mais importante que sua vida com saúde
  • Tire regularmente suas férias, fugindo da rotina diária
  • Repouse de 6 a 8 horas por dia, dormindo algumas destas horas
  • Faça ingestão diária de alimentos ricos em fibras, pois elas são importantíssimas para o aparelho digestivo e ajudam controlar o colesterol. Quantidade ideal 25 a 35 g/dia.
  • A alimentação diária só é completa quando ingerimos frutas, verduras, legumes, cereais, leite magro e carne magra.
  • Mulheres e homens a partir dos 40 anos devem ingerir pelo menos 2 copos de leite magro diariamente e tomar sol pelo menos 20 minutos por dia.
  • Toda mulher a partir do momento que inicia o climatério, com ou sem sintomas, deve procurar o seu médico
  • A comida “Típica” brasileira (arroz, feijão, verduras e bife) é uma das “melhores do mundo” do ponto de vista Geriátrico.
  • Beba no mínimo 1,5 litro de líquidos diariamente
  • Exercite um pouco todos dias a sua mente: leituras, filmes, estudo, escritas, jogos, palavras cruzadas, conversar e  interagir com outras pessoas.
  • Não importa a idade, tenha sempre algo para fazer, alguma obrigação ou trabalho
  • Diariamente, os banhos devem ser frios ou mornos – evite os banhos muito quentes.
  • Tome até 2 xícaras de café por dia
  • A partir dos 50 anos de idade, consulte seu médico pelo menos uma vez por ano, mesmo que julgar desnecessário
  • Trabalhe como se fosse viver eternamente, porém viva a vida, pois a morte é inevitável
  • A espécie humana tem programação genética para viver 120 anos. É difícil, porém possível, chegar lá: seja comedido em todos os seus atos – evite os excessos em todas as suas atividades.
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