Pato Branco

Desenvolvimento Regional é o segundo programa da UTFPR a ter doutorado

Coordenação do programa lembra que inscrições estão abertas até dia 19 (Foto: Helmuth Kühl)

Até este ano, o Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGAG) era o único do campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a ter a oferta do curso de doutorado.

Depois de um longo trabalho para a oferta do curso, o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), está até o dia 19, com as inscrições abertas para o doutorado.

Ofertando dez vagas — quatro para linha pesquisa em Educação e Desenvolvimento e seis vagas para a linha de Regionalidade e Desenvolvimento, o curso terá duração de 48 meses.

Pelo edital publicado, o curso inclui a participação do doutorando em disciplinas obrigatórias e eletivas, atividades complementares e a elaboração e defesa de tese. O curso objetiva contribuir para a formação de agentes de desenvolvimento, planejadores e executores de projetos e programas socioambientais, bem como educadores.

O coordenador do programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Gilson Santos lembra que no passado a universidade pleiteou este mesmo curso, mas em 2017, o governo não avaliou a criação de novos cursos.

Sendo possível neste ano, ajustes na proposta feita anteriormente, que foi o que a UTFPR de Pato Branco realizou. “Conseguimos a resposta positiva e agora nosso programa passa a contar com mestrado e doutorado”, afirma o coordenador, falando em trabalho árduo de 8 anos.

“Este é um momento único”, diz Gilson lembrando que além de ser o segundo curso de doutorado da UTFPR de Pato Branco é apenas o terceiro do Sudoeste [também é ofertado doutorado na Unioeste em Francisco Beltrão em Geografia].

A presidente da comissão de seleção do PPGDR, Marlize Oliveira aconselha os interessados em participar do programa a acessar a página, para além de tirar dúvidas quanto o edital, também conhecer o currículo dos professores, para assim entenderem o interesse de pesquisa de cada um.

Interdisciplinaridade

Por se tratar do mesmo programa, o mestrado e o doutorado em Desenvolvimento Regional possuem a mesma característica, a interdisciplinaridade.

Conforme o coordenador do programa este perfil permite as mais variadas formações em termos de perfil de candidato.

A entrevista completa sobre o doutorado do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional está disponível no site do Diário do Sudoeste. E outras informações podem ser obtidas na secretaria do programa pelo telefone (46) 3220-2608.


Cronograma

  • - Fim das inscrições em 19 de dezembro;
  • - Solicitação de isenção de taxa até 10 de dezembro;
  • - Divulgação dos pedidos de isenção deferidos e indeferidos em 13 de dezembro;
  • - Prazo limite para pagamento de taxa de inscrição em 20 de dezembro e encaminhamento do comprovante de pagamento para o e-mail [email protected], até o dia 21;
  • - Divulgação das inscrições homologadas e ensalamento da prova escrita no dia 25;
  • - Prova escrita em 5 de fevereiro de 2019;
  • - Resultado da primeira etapa até dia 18 de fevereiro de 2019;
  • - Divulgação do cronograma de arguições até 18 de fevereiro de 2019;
  • - Arguições de 25 de fevereiro a 1º de março de 2019;
  • - Interposição de recursos até 48h após cada publicação;
  • - Divulgação de resultado final em 8 de março;
  • - Matrículas em 15 de março;
  • - Início das atividades letivas em 18 de março.

 

Classificados